quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ex-prefeito é condenado a dois anos de prisão por desvio de verbas

João Coragem
O ex-prefeito do município de Triunfo, João Coragem Pereira Júnior foi condenado a dois anos de prisão pelo juiz Gilvânklim Marques de Lima, da 8ª Vara Federal. O magistrado entendeu que o gestor fez uso de verbas públicas federais em proveito próprio no período em que administrou o município. Na sentença o magistrado também determinou que o ex-prefeito fique impedido de exercer cargo público pelo prazo de cinco anos. A decisão cabe recurso.

Na sentença, o juiz substituiu a pena de prisão de João Coragem por duas medidas restritivas. O ex-prefeito terá que prestar serviços comunitários a sociedade, além de devolver aos cofres federais o valor de R$ 9,8 mil.

A ação contra João Coragem foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF). Segundo os autos ele teria desviado verbas de um convênio firmado com o extinto Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto (INDESP) que teria a finalidade de construção de um ginásio de esportes na cidade. De acordo com o MPF, o valor do total do convênio era de R$ 160, 9 mil.

Em sua defesa, João Coragem afirmou que as provas apresentadas ao longo do processo não são suficientes para que ele seja considerado responsável pelo suposto desvio. Ele disse também que na ação não ficou caracterizada a existência de crime.

João Coragem Pereira Júnior governou o município de Triunfo entre os anos de 1997 e 2000.

Fonte: G1 PB