sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Acauã Produções completa 21 anos de produzindo cultura para o povo paraibano

O dia 01 de dezembro é uma data muito significativa para a cultura aparecidense e porque não dizer sertaneja, trata-se do aniversário da ONG Acauã Produções Culturais que este ano completa 21 anos de intensa produção cultural.

Essa efervescência cultural que nasceu no teatro e enveredou pela música, literatura, artes plásticas, comunicação e audiovisual, é reconhecida internacionalmente, graças aos vários eventos promovidos pela entidade e os que a mesma participa.

No teatro, ao longo desses anos, a Acauã Produções montou seis espetáculos, com os quais foi premiada em vários festivais do gênero:

Na área musical, participou e foi premiada em vários festivais musicais e é responsável pela realização de duas edições do Festival Acauã de Música Popular – FAMUP, dos quais foi lançado CD e DVD. Ainda na música, a ONG tem trabalhado a difusão da música regional com a produção de CDs de compositores e interpretes locais a exemplo de Manoel Ferreira Damião (In memorian), Cieudo Gomes e Pifonia – a música do começo do mundo (composto por 05 Bandas Cabaçais do sertão paraibano).

A literatura é um segmento forte da Acauã. Há dezessete anos a entidade promove os o FESERP – Festival Sertanejo de Poesia, prêmio Augusto dos Anjos, evento considerado um dos maiores do gênero no Norte/Nordeste e que conta com a participação de poetas de todos os Estados brasileiros, além de países como Portugal, Japão, Alemanha e Cuba.

Ainda na literatura a ONG é responsável pela publicação de seis livros:

Cinco Antologias Poéticas do FESERP (1996, 2000, 2003, 2005 e 2009); uma
Coletânea de Poesia Rimas do Sertão (1999) e a Cartilha Aparecida um canto na Paraíba (2002), ambos sob a organização de Laercio Ferreira Filho.

A Acauã Produções foi uma das pioneiras no sertão da Paraíba na luta em defesa da democratização dos meios de comunicação com a instalação da Rádio Comunitária Acauã FM em 1998. Hoje a emissora se encontra autorizada pela ANATEL com outorga do Ministério das Comunicações e mantém diariamente uma programação voltada para a valorização das raízes da cultura sertaneja inclusive com transmissão via internet pelo site www.acauaproducoes.com.br.

O audiovisual é a mais recente e hoje a efetiva produção da Acauã. Iniciada em 2005 com a produção do documentário Memória Bendita de Laercio Filho, patrocinado pelo programa Revelando os Brasis do Ministério da Cultura, a ONG contabiliza atualmente oito produções sendo cinco documentários (Memória Bendita de Laercio Filho; Manoel Inácio e a Música do Começo do Mundo de Leonardo Alves; O Apóstolo do Sertão de Laercio Filho; O Velho do Rio de Leonardo Alves e Acans Calón de Maíra Barbosa) e três ficções (As Trapalhadas de João Teimoso I e II e Antoninha de Laercio Filho). ´

Mais dois projetos da entidade na sétima arte merecem destaque: o Cine Clube Charles Chaplin com exibições cinematográficas gratuitas todas as quintas-feiras no Espaço da Cultura Manoel Ferreira Damião em Aparecida e a realização da Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano no Conjunto Histórico da Fazenda Acauã, já conquistando na sua segunda edição o destaque e o respeito de realizadores e críticos cinematográficos da Paraíba.

Além disso, a Acauã Produções Culturais, ainda desempenha papel importante nas discussões e articulações acerca do desenvolvimento do sertão paraibano: participou ativamente da luta pela emancipação política do município de Aparecida na década de 90 e tem se constituído defensor número um da preservação e restauração do Patrimônio Histórico da Fazenda Acauã, situado no município de Aparecida, motivo do nome da instituição e onda a mesma mantém instalado o Ponto de Cultura Caminhos de Acauhan em parceria com o IPHAN e o Governo Federal.

Toda essa história tem rendido a Acauã Produções Culturais inúmeras homenagens. Dentre elas são destaque: os Votos de Aplausos da Câmara Municipal de Aparecida, da Assembléia Legislativa da Paraíba e do Conselho Estadual de Cultura, além de ter sido agraciada com a Medalha Augusto dos Anjos, a mais importante comenda cultural concedida pela Assembléia Legislativa da Paraíba, por iniciativa do então deputado e atual governador Ricardo Coutinho.

A entidade também tem sido destaque em vários veículos de comunicação tanto na Paraíba, como em outros Estados e hoje é sinônimo de luta, conquista e resistência cultural em todo o Estado Paraíba.

 Ascom