terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ricardistas se queixam da nomeação de ‘maranhistas’ para cargos estratégicos no novo governo

A constatação de que servidores públicos e assessores políticos que se engajaram e trabalharam na campanha passada para reeleger o ex-governador José Maranhão  foram nomeados para importantes funções de confiança e cargos estratégicos na gestão do governador Ricardo Coutinho tem provocado insatisfação entre os seus aliados.

As queixas surgem de  todas as pastas de governo e  estão se tornando públicas, inclusive com a identificação e divulgação de nomes “maranhistas”, que embora  tenham  se engajado na campanha do ex-governador, que perdeu o pleito, foram nomeados e promovidos para cargos e funções de confiança no atual governo.

Susana Lima- diretora da Peniténciária feminiana Júlia Maranhão diretora da Peniténciária feminiana Júlia Maranhão

O fato tem gerado desconforto e revolta entre os aliados do governador e até crise entre auxiliares do auto escalão do governo. O Secretário de Governo Walter Aguiar foi convocado para promover um encontro entre dois principais auxiliares de uma Secretaria de Estado, na noite desta segunda-feira (24), para evitar uma crise entre o Secretário e o Executivo, motivada exatamente por discordância nas nomeações para funções de confiança.

Partidários de Ricardo Coutinho, argumentam que  o governador foi eleito para promover mudanças, buscando nos aliados, e não nos adversários, parceiros para uma ‘nova Paraíba, o que pelo visto não está acontecendo, com a nomeação de muitos aliados do ex-governador.

- O que vemos, são aliados de Maranhão sendo nomeados, prestigiados e ainda por cima, esnobando prestígio junto ao novo governo, disse, na manhã desta segunda-feira (24), um socialista, que prefere o anonimato.

A seguir a relação de alguns nomes de ex-assessores do ex-governador Maranhão, nomeados para cargos de confiança no novo governo e que estão provocando insatisfação no seio da administração estadual.

Vandrick Haus-
Um dos principais operadores da campanha de Maranhão em João Pessoa. Foi nomeado pelo atual governo para a Diretoria Técnica da EMEPA

Hélio Fernandes (EMATER) -
Além de trabalhar e fazer campanha para Maranhão,  perseguia quem não assumia que votava no ex-governador. Foi convidado para ser chefe de gabinete do pres. da EMEPA.

Ubiratan Escarião- Era protegido de Idácio Souto,  ex-assessor de Maranhão e atual vice-prefeito de Nova Olinda..Continua com privilégios na SEAP. Nome indicado para ocupar cargo no INTERPA.

Maria do Socorro Timóteo de Lavor
- Assessora Téc. da Secretaria de Administração. Era  que indicava as pessoas que seriam e foram exoneradas na SEC , nomeadas antes do governo Maranhão III.  Passou por ela a contratação dos mais de 10 mil prestadores de serviços para a Educação no governo de Maranhão II.  Tem vínculos com uma empresa que presta serviços de manutenção na telefonia do Centro Administrativo.

Evelyne Barros Ramalho e Maria José de Souza Nóbrega,
Assistentes. de Gabinete da SEC, CAD-6. Durante a campanha passada de Maranhão deixaram de dar expediente na Secretaria para fazer campanha de rua em prol do candidato do PMDB..

Luis Gomes Frade (Pai)
– Assessor da 1ª Gerencial Regional – CAT 3- na Secretaria da Receita.

Bruno de Sousa Frade (Filho) – Supervisor Fiscal da 1ª Gerencia Regional – CAT 3.

Votaram e trabalharam em Zé Maranhão, Roberto Paulino, Raniere Paulino. Bruno era responsável pela prestação de contas de campanha do deputado Raniere Paulino, junto ao  TRE.

Aderson Freire Junior – Agente da Assessoria Técnica de Inteligência Fiscal – CSE 5. Filho de Emilia Augusta Lins Freire, ex-Secretaria Executiva de Educação e Cultura.

Carlos Marinho do Nasciment
o – Diretor Executivo da Dívida Flutuante – CGS-1 Auditor Fiscal aposentado, Exerceu cargos no Maranhão 1,2 e 3, é de Monteiro e correligionário do deputado Carlos Batinga, de quem foi Secretário na época em que Batinga foi Prefeito de Monteiro.

Maria Eunice Santos Rosas
– Ger. do Setor de Atos da SEC. Distribuía passagens e combustível para o povo votar em Maranhão no interior.

Antonio Marques de Araújo
- Exerce cargo na CGE . Era o responsável pela distribuição de material de campanha de Maranhão.É pessoa do ex-Secretário Roosevelt Vitta.

Nemesio Gomes-
Nomeado – Assessor  Especial  da Sec. da Receita CAD 7 – Presidente do Diretório Municipal do PMDB de Serraria. Foi advogado de  Maranhão no Brejo.  Apoiou  e votou em Nilda Gondim  e Ivaldo Morais.

Luiz Célio- Assumidamente maranhista, trabalhou como um dos coordenadores de campanha do ex-governador, fazia questão de usar trajes vermelho para não deixar dúvida  em relação a sua opção política em 2010. Responde pela Chefa de Capital Humano, na Cagepa.

Giselli de Alcântara Bonifácio- Uma das servidoras públicas mais engajadas na campanha do ex-governador. No novo governo responde pelo setor de treinamento da Cagepa, na gestão do presidente Deusdete.

Joelma Freitas da Silva- Subgerente de Acompanhamento de Programas e Projetos da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária – Fazia Campanha aberta para o ex-governador.

Serafim Pereira de Sousa Filho (Zezito) – ASSISTENTE DE GABINETE I – Responde pelo Setor de transportes da Secretaria da Administração Penitenciária – Base do Advogadodiretora da Peniténciária feminiana Júlia Maranhão.

Suzana Lima dos Santos- Diretor da Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão – Trabalhou na linha de frente da campanha de José Maranhão sempre na companhia de Rosevelt Vita.

Ilka Marques da Silva Aranha- Chefe de Segurança e Disciplina da Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão – Trabalhou na campanha direta de Gilvan Freire.

Marconi Cordeiro Rocha- Diretor da Penitenciária Padrão Regional de Campina Grande – Trabalhou durante toda a campanha de José Maranhão e até hoje fala mal de Ricardo Coutinho.

Ednaldo Oliveira Correia –
Diretor da Penitenciária Regional de Campina Grande Raimundo Asfora – Fazia segurança do ex-governador durante a campanha.

Ana Rosa Mamede e Silva – Assistente de Gabinete – Secretária do atual Chefe de Gabinete e fazia campanha ao lado de Rosevelt Vita.

Geraldo Leite da Silva - Coordenador da Assessoria Técnica de Inteligencia Fiscal – CAD 5.  Irmão de Expedito Leite,  que foi candidato a deputado estadual pelo PMDB, votou e trabalhou na campanha do ex-governador José Maranhão.  Foi indica para o cargo na gestão do governo anterior  por Wilson Santiago.

Jamaci Rocha Lucena – Coletor Estadualde 3ª Classe – CGF 5. Trabalhou e votou no trio; José , Olenka e Benjamin Maranhão.

A lista de servidores públicos que se engajaram, trabalharam e contribuíram para a eleição do ex-governador  é imensa e será acrescida nas próxima horas.

Fonte: Elíson Silva