segunda-feira, 20 de julho de 2009

Secretaria da Segurança treina cerca de mil homens na Capital, Campina Grande, Patos e Cajazeiras

POLÍCIA: 20/07/2009 - A Secretaria da Segurança e da Defesa Social (SEDS) tem oferecido todo o apoio à Academia de Ensino de Polícia – AEP (antiga Acadepol) para a realização de vários cursos, alguns já concluídos, outros em andamento e mais sete previstos para serem ministrados a partir de setembro próximo.Serão capacitados cerca de mil policiais nas áreas de ‘Atualização em Informática e Infoseg’, ‘Técnicas e Fundamentos Cartoriais’, ‘Polícia Comunitária’, ‘Planejamento Operacional’, ‘Armamento não Letal’, ‘Operador de Pistola .40’ e ‘Isolamento e Preservação de Local de Crime’.
O diretor geral da AEP, delegado Bergson Almeida de Vasconcelos, disse que é necessária uma motivação para que o policial desempenhe da melhor forma suas funções. Uma das motivações no planejamento da AEP é a capacitação profissional.Segundo ele, um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) vai capacitar policiais civis, abrindo vagas em vários cursos e fomentando a integração com policiais militares e Corpo de Bombeiros.
A partir da próxima semana, os policiais civis e militares lotados em Campina Grande estarão participando do ‘Curso de Direitos Humanos’, que já foi realizado em João Pessoa. Foi ministrado também em Patos e Cajazeiras e concluído no último dia 15. As inscrições já estão abertas e calendário definido para quatro turmas do ‘Curso de Investigação de Crimes Cibernéticos’.
A atividade será realizada em João Pessoa, Campina Grande e Patos. Um outro treinamento considerado de real importância pelo diretor da AEP é o de ‘Tática e Abordagem Policial’, previsto para ocorrer em João Pessoa com quatro turmas.
Já em andamento o ‘Curso de Atualização em Legislação Penal e Processual Penal’, ministrado pelos promotores de justiça Octávio Paulo Neto e Manoel Casimiro, destinado a atualizar policiais quanto às recentes alterações legislativas, além patrocinar a integração entre Ministério Público e polícia judiciária. São duas turmas com policiais militares e civis.Outro curso é o de ‘Técnicas de Investigação Policial’ destinado aos policiais civis. Já foram capacitadas duas turmas em João Pessoa e mais uma turma em Campina Grande deverá receber a capacitação no próximo mês de agosto. Em Patos, será realizado a partir de setembro. Policiais civis e militares já receberam também capacitação em ‘Inglês Instrumental’.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança e da Defesa Social