sábado, 18 de julho de 2009

Inscrições para o Empreender Cajazeiras encerram na próxima semana

CIDADES: 18/07/2009 - A população de Cajazeiras agora pode contar com um programa permanente de crédito do Governo Municipal com o objetivo de gerar emprego e renda para empreendedores de pequenos negócios na cidade e auxiliar no desenvolvimento dos empreendimentos já existentes.

Trata-se do Empreender Cajazeiras, projeto aprovado pelo poder legislativo municipal e sancionado pelo prefeito Léo Abreu (PSB), sob os moldes do Empreender-JP da capital paraibana, que oferece empréstimos a empreendedores de pequenos negócios com taxas de juros menores e sem tanta burocracia.

A taxa de juros do Empreender Cajazeiras é ainda menor em se tratando do Empreender-JP, apenas 0,8% ao mês. As inscrições para os candidatos ao crédito tiveram início na última quarta-feira (15) e deve se estender até o dia 24.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Cajazeiras, Lindomar de Oliveira Silva, o papel da prefeitura é justamente o de facilitador, o de agente de desenvolvimento local.

“Essas pessoas têm dificuldades de conseguir crédito em bancos devido à burocracia e dos juros altíssimos”, destacou o secretário, acrescentando que a expectativa da Prefeitura é de cadastrar segmentos diversificados. “A procura deve ser grande, por isso devemos ter uma variedade de segmentos”, afirmou.

A iniciativa em Cajazeiras deve cadastrar cerca de 500 microempresários e levou o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Cajazeiras, Lindomar de Oliveira Silva, a elogiar o programa pessoense, que segundo ele, é funcional e, por isso, tinha que ser levada para outros municípios a exemplo de Cajazeiras.

“É uma idéia interessante e acaba sendo bastante funcional porque consegue realmente desenvolver os segmentos econômicos de pequeno porte da região. Tínhamos que aderir à ideia, mas com adaptações à nossa realidade, como foi o caso da taxa de juros que em Cajazeiras é menor que na capital”,disse.

Para participar, os empresários que possuírem negócios de pequeno porte na produção, artesanato, turismo, comércio e prestação de serviços de qualquer natureza poderão se dirigir ao prédio que se localiza ao lado da sede do Sebrae, na Avenida Padre Rolim para efetuarem suas inscrições.

Terão prioridade, pelo menos na primeira fase dos trabalhos, os 45 ambulantes que foram retirados das ruas da cidade por decisão do Ministério Público Estadual. “Essas pessoas estão prejudicadas porque ficaram sem seus postos de trabalho.

Agora vamos estudar a situação para verificar como eles se adaptam a outra realidade”, disse Lindomar, acrescentando que o objetivo da prefeitura é de realizar a inclusão social dessas pessoas que estão sem ocupação.

Conforme Lindomar, inicialmente o candidato realizará uma inscrição, apresentando toda a documentação exigida. Num segundo momento, um grupo especialmente treinado pela equipe do Empreender-JP fará um trabalho de campo realizando visitas às residências desses candidatos ao crédito, procedendo uma entrevista.

A equipe será composta de alunos de ciências contábeis de uma faculdade local que já tenham sido dispensados da disciplina de empreendedorismo.

Os inscritos receberão capacitação com Técnicos do Empreender-JP e do Sebrae, programada para ter início no dia 27 deste mês, além disso, os candidatos realizarão nesse mesmo período a capacitação para a elaboração do plano de negócios a ser apresentado ao Comitê do Empreender Cajazeiras, marcado para o dia 14 de agosto.

Após a liberação dos empréstimos, programado para ter início a partir do dia 22 de agosto, os empreendedores ainda serão orientados na condução e gestão do seu negócio e na aplicação dos recursos.

Os recursos disponibilizados para o Programa Empreender Cajazeiras vêm de uma reserva da prefeitura que, de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, é formada a partir de um desconto sobre o fornecimento de bens e serviços ao poder executivo municipal.

A cada compra de serviço ou produto, a prefeitura precisa descontar 2% do valor pago para a formação do fundo, segundo determina a lei. “Esse dinheiro está indo todo para o fundo de onde a prefeitura retirará os recursos para o Empreender”, finalizou o secretário. ASCOM