terça-feira, 14 de julho de 2009

Em Serra Branca, Veneziano diz que oposição deve aprovar empréstimo ao Estado para compensar perdas do FPE

POLÍTICA: 14/07/2009 – Imagem: ASCOM - O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB) defendeu, durante visita a Serra Branca, no Cariri paraibano, que os deputados estaduais aprovem o empréstimo do Governo do Estado junto ao BNDES, em nome do desenvolvimento da Paraíba. Ele afirmou que o empréstimo nada mais é do que a compensação aos estados brasileiros por conta das perdas do Fundo de Participação dos Estados – FPE.

Segundo Veneziano, com a posição da bancada de oposição ao governo de não querer aprovar o empréstimo, a Paraíba vai sair perdendo. “A oposição não quer que hospitais sejam entregues, que escolas sejam concluídas, que estradas sejam feitas, não quer ver o desenvolvimento da Paraíba”.

Veneziano afirmou que os opositores do governador José Maranhão deixaram o Estado em situação crítica “e agora querem evitar essa recomposição das perdas do FPE”. Ele lembrou que esta recomposição, para os municípios, veio através de repasses do próprio Governo Federal, o que não ocorreu com os estados. “Aos municípios a recomposição foi feita não por empréstimo, mas com os estados ficou desta forma e em todos os estados do país a recomposição foi aprovada, menos na Paraíba”.

Perdas do FPM

Em Serra Branca, Veneziano foi recebido pelo prefeito Eduardo Torreão (Dudu) e seu vice, Guilherme Gaudêncio; presidente da Câmara, Marcos Torreão e a vereadora Bacica; Paulo Torreão, liderança política; Alexandre Neves, presidente da Câmara de Coxixola e o vereador Manoel de Duda; o Coordenador da Funasa na Paraíba, Álvaro Neto; ex-deputado Walter Brito; ex-vereador de Campina Grande Rejanilson Batista; Clóvis Ramos, ex-prefeito de São João do Cariri; Paulo Gaudêncio, vereador em São João do Cariri, e lideranças de cidades como Sumé, Picuí, Congo, dentre outras.

Veneziano ouviu relatos das dificuldades por que passam as cidades, devido às sucessivas reduções nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios - FPM. Segundo Veneziano, estas cidades sofrem mais que Campina Grande ou João Pessoa, por exemplo, pois “muitas vezes dependem exclusivamente do FPM”.

Ele afirmou que no Cariri existem várias cidades cujas administrações merecem os parabéns, pois, diante de tantas dificuldades, estão com pagamento da folha em dia e desenvolvendo ações. “Não podemos chegar aqui em Serra Branca dizendo que temos, em Campina Grande, um modelo único e tal. Em outras cidades da Paraíba encontramos ações positivas, que merecem destaque. Estes municípios, sim, merecem os parabéns”.

Veneziano concedeu entrevista ao radialista Ernandes Gouveia, da Rádio Independente FM; depois, visitou a Feira e o comércio em geral, onde foi cumprimentado por feirantes e por várias pessoas. Em seguida, participou de um almoço na residência do vice-prefeito Guilherme Gaudêncio. Ele estava acompanhado dos secretários de Administração, Constantino Soares; e Executivo, Gilson Lira; do presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento - AMDE, Tico Lira; e do Coordenador de Comunicação da PMCG, Carlos Magno. Agência Paraíba de Notícias