Um diálogo entre dois
personagens do meio rural: Zé Bila (agiota) e Pedrinho (cortador de cana), tem
servido de pano de fundo para chamar a atenção sobre os efeitos da pandemia no
setor sucroenergético paraibano.
O teatro “As Aventuras de
Pedrinho”, em formato mp3 e mp4, estreou nesta última terça-feira (19), numa
emissora de rádio no Vale do Mamanguape e na narrativa, que utiliza uma
linguagem popular voltada para o meio rural, enfoca a preservação dos empregos
na atividade, a partir do estímulo ao consumo de um combustível limpo: o
etanol, caso as pessoas precisem sair de casa.
O ator e diretor da
Companhia Paraíba de Dramas e Comédias, Erivan Lima, lembrou que desde 2003, a
companhia mantém um trabalho com teatro empresarial voltado para os
trabalhadores das usinas de cana-de-açúcar na Paraíba, sempre voltado para
temas didáticos como: segurança no trabalho, alcoolismo, prevenção de doenças,
entre outros, que envolvam as famílias dos colaboradores e cortadores de cana.
A abordagem, pioneira no
setor sucroenergético paraibano deu tão certo que se tornou referência nacional
na atividade, ao mudar, até mesmo comportamentos na atividade produtiva, como a
diminuição de faltas na jornada de trabalho, segundo o gerente da Japungu,
Dante Guimarães.
Agora, em meio a pandemia,
entra em cena, as formas de como se evitar a propagação da doença, além de
destacar os benefícios do consumo com o etanol, tanto para o meio ambiente,
como para a economia, uma vez que o setor, já amarga prejuízos econômicos, onde
o estoque na Paraíba atinge 32 milhões de litros armazenados, em decorrência da
queda nas vendas do produto.
Para estabelecer uma
comunicação com a população, o Sindalcool, desde a última semana, deu início a
campanha “Etanol é só beleza. Abasteça com etanol”, como forma de estimular o
consumo do produto e salvar mais de 20 mil empregos no setor paraibano.
No site da entidade, o
www.sindalcool.com.br, jingles e adesivos já estão disponíveis ao download,
para as pessoas ou empresas que abracem a causa.
O presidente do Sindalcool,
Edmundo Barbosa, convida às emissoras de rádio para que sejam parceiras e façam
adesão à campanha. Com isso, esses meios de comunicação ganham conteúdo e
animação.
Assessoria