Pacotes de serviços a preços
populares ajudaram a alavancar as vendas
O comércio eletrônico vive
um dos melhores momentos para o setor. Dados da Statista (portal de
estatísticas e infográficos) indicam que a pandemia provocada pelo novo
coronavírus alavancou a busca pelo serviço, que subiu 40% em comparação com o
mesmo período de 2019. As empresas que trabalham no ramo têm ajudado aqueles
que precisam reforçar o e-commerce ou os que desejam entrar nesse meio. É o
caso da PBSoft, que está desenvolvendo sites e aplicativos para pequenos
negócios e microempreendedores individuais com investimentos abaixo da média. A
iniciativa, criada como alternativa para o período, aumentou a procura em 50%.
A compra online virou uma
opção para diminuir as possibilidades de contágio. Os produtos oferecidos são
variados e de diferentes segmentos, a exemplo de artesãos, padarias,
mercadinhos, farmácias, hipermercados etc. O analista de sistemas e
diretor-executivo da PBSoft, Tarcísio Ferreira Grilo Júnior, que também é o
vice-presidente administrativo da Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba
(SUCESU-PB), reforçou a importância dos empreendedores adaptarem os seus
negócios e vendas para o modelo digital, de maneira imediata.
“Orientamos o empreendedor
sobre as medidas que devem ser tomadas para iniciar as vendas no comércio
eletrônico, esclarecendo todas as dúvidas e explicando o passo a passo para
implementar as mudanças de forma eficaz”, disse. A empresa criou um plano
emergencial de comercialização da sua plataforma de loja virtual (e-commerce)
para o microempresário, por um valor acessível à atual conjuntura (R$ 85
mensais). “Nossos consultores acompanham o empreendedor durante toda a
transição para esse modelo de negócios, bem como orientam sobre os cuidados com
a logística de entrega”.
A iniciativa corrobora com o
que mostra a pesquisa mais recente da TIC Domicílios. Segundo o estudo, 70% da
população brasileira utilizam internet. Desses, 48% adquiriram ou usaram algum
tipo de serviço online, como aplicativos de carros, serviços de streaming de
filmes e música ou pedido de comida, todos dentro de atividades de e-commerce.
Início
A PBSOFT surgiu da
necessidade de Tarcísio Júnior formalizar os serviços que eram prestados por
ele. “Antes de 2004, o meu trabalho era informal, apesar da expansão na
Paraíba. Achei necessário criar a empresa para alcançar novos projetos e também
gerar empregos”.
Desde o início, uma grande
preocupação é com o tripé: pós-venda, suporte e cuidado com o cliente. “Em
nossas frentes de negócios, tanto na esfera privada ou na pública, focamos em
prestar sempre um bom serviço. Este é o principal objetivo”. Para isso, a
empresa investe na qualificação dos seus colaboradores, na contratação de
consultorias para criação de processos internos e na busca de certificações de
qualidade.
Assessoria