segunda-feira, 15 de junho de 2009

15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

CIDADES: 15/06/2009 – Imagem: Kelly Rodrigues - O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo dessa data é segundo o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal.

Em Cajazeiras o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi organizado, um passeio pelas principais ruas do centro comercial, passando pela Catedral de Nossa Senhora da Piedade, onde o Bispo Dom José se pronunciou pedindo paz á todos; em favor da caminhada, houve uma palestra naquela oportunidade. Após representantes darem suas opiniões referenciando o dia, os idosos se deslocaram até o Paço Municipal, local onde foi finalizado o referido evento com um reforçado café da manhã oferecido aos presentes.

O evento dessa manhã teve apoio do Conselho Municipal do Idoso, tendo á frente como principal representante, o incansável defensor da causa Cabo Maciel, a Secretaria de Cidadania e Promoção Social, a Secretaria de Saúde do município foram alguns dos órgãos e, verdadeiros parceiros que estiveram presentes em apoio à causa.

O Senhor Jucinério Félix Filho, Secretário de Cidadania e Promoção Social, homem preocupado com os problemas sociais do município de Cajazeiras ofereceu para a população idosa seu empenho e se pronunciou dizendo: “que os nossos idosos não tenham medo de denunciar seus familiares que tomam dos seus benefícios para aquisição de bens de consumo deixando-os desprovidos de quitarem farmácias, mercados e outros credores, para satisfazê-los com mimos, muitas vezes sob pressão psicológica” finalizou sua fala pedindo os todos, naquela oportunidade que se abraçassem em favor da PAZ.

Cabo Maciel informou que uma sede está sendo construída, a mesma abrigará o Complexo do Idoso de Cajazeiras, homenageando “Joca Claudino”, a obra, terá sua primeira etapa inaugurada em breve, o futuro complexo é localizado no Parque Dom Bosco, nessa cidade. Da Redação