quarta-feira, 10 de junho de 2009

Crédito rural para pequenos produtores foi tema de Sessão Especial na Câmara Municipal de Cajazeiras, na noite de ontem, terça (9)

CRÉDITO RURAL: 10/06/2009 – Imagem: Júnior Barreto - Sessão Especial realizada na noite de ontem, terça (9), na Câmara Municipal de Cajazeiras com representantes de sindicatos dos trabalhadores rurais de Cajazeiras, São João do Rio do Peixe e demais entidades rurais, a Secretária de Agricultura de Cajazeiras Maria de Fátima Freitas (Dodô) e, pequenos produtores da região estiveram no Plenário da Câmara para ouvir esclarecimentos e palestra do assunto, pelo Dr. Arthur Rorrey, advogado da Associação Nacional de Amparo Jurídico ao Produtor Rural (ANDAR).

Dr. Rossey abordou temas relacionados ao crédito rural que vem sendo ofertado de maneira injusta aos produtores agrícolas e entidades que dele, venha precisar. “Muitas vezes médios e pequenos produtores tentam contra a própria vida, quanto ao endividamento sem alternativas, nem como sair delas, ás dívidas. Vedem seus poucos bens acarretando problemas de saúde, depressão, que conseqüentemente tenta por fim a vida”. Esclareceu Dr. Arthur Rossey (foto).

É equivalente a R$ 82 milhões de reais, a quantia em seguros rurais em todo Nordeste. O Banco do Brasil é acionista de uma grande seguradora, cabendo Ele, o referido banco, colocar em contrato todo seguro safra feito para pequenos e médios produtores. O banco não o faz. "Agro-Amigo" é uma modalidade de crédito pra produtores rurais, com assistência técnica e assessoria ao produtor. O representante jurídico da (ANDAR) informou naquela oportunidade que está dando inicio suas atividades em Cajazeiras nos próximos meses, ele informou ainda, que contará com o apoio dos sindicatos rurais de toda região.

A Secretária de Agricultura e Abastecimento do Município, “Dodô da Serragem”, ressaltou da real importância que o homem do campo tem, “o homem do campo está perdendo a dignidade se continuar no campo, produzindo. Adequação vigente do crédito rural atual no Brasil é equivocada”. Dr. Arthur revelou que ações jurídicas já foram executadas no Estado do Ceará, numa indicação que erros são constantes no modelo atual de crédito rural aplicados, principalmente no Nordeste, “falta tripé: seguro; dinheiro; assistência técnica”. Da Redação

www.andarbrasil.org.br