domingo, 1 de março de 2009

Secretaria de Segurança tinha até funcionários 'fantasmas', diz Gominho

POLICIA: 01/03/2009 - Imagem: Ilustração - O quadro constatado na Segurança Pública da Paraíba pela equipe do novo Governo é desalentador. O caos no setor está relatado, em detalhes, na reportagem publicada na edição do Jornal CORREIO deste domingo (1), da autoria da jornalista Cristina Fernandes. Havia até funcionários "fantasmas".Na reportagem o secretário de Segurança, Gustavo Gominho, atesta: “O que eu vi até agora foi um desmantelo total. O IPC está um ‘caco’. O Ciop é um verdadeiro chiqueiro! Dá pena ver os policiais trabalhando naquelas condições! Encontrei uma Corregedoria inoperante. Há muita coisa sucateada! O melhor que encontrei aqui foi o efetivo humano. Vejo um bocado de gente querendo trabalhar, mas que não tem estímulo”.
Gominho classificou de absurdas situações criadas pela gestão anterior na área da Segurança Pública, como o racionamento de combustível, que obriga a polícia a trabalhar com hora marcada; da utilização de viaturas novas por servidores para fins particulares e da existência de funcionários “fantasmas”. O novo secretário reconheceu a existência de grupos de extermínio atuando no Estado.
Aos 57 anos, o delegado da Polícia Federal (agora a serviço do Estado) se depara com alguns dos maiores desafios de sua carreira: resgatar a credibilidade da polícia junto à sociedade e criar políticas públicas capazes de combater a criminalidade e o aumento da violência, garantindo aos paraibanos o direito à segurança preconizado na Constituição Federal há mais de 20 anos.
O policial federal que já subiu o Dona Marta (morro carioca que foi ocupado pelo "Comando Vermelho", a principal facção criminosa do Rio de Janeiro) para investigar traficantes ingressou na carreira policial em 1975 como agente, no município de Manaus/AM. Em 1981, graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas e, dois anos depois, tornou-se delegado da PF de Porto Velho, em Rondônia. Lá, ele chefiou a delegacia especializada no combate a entorpecentes.
O atual secretário de Segurança da Paraíba também foi superintendente e corregedor da PF em outros estados. Entre 1988 e 2006, atuou na Polícia Federal da Paraíba em diversas delegacias especializadas. Foi corregedor e superintendente do órgão, em João Pessoa.
Leia reportagem completa no Jornal CORREIO deste domingo (1)
Fonte: Wellington Farias