domingo, 1 de março de 2009

DESSOCIALIZAÇÃO: A outra face da gente que sobrevive em Cajazeiras

CIDADES: 01/03/2009 – Imagem: Jr. Barreto - Desigualdade social deixa irmãos cajazeirenses num estágio inferior da condição subumana. Cinco famílias, 28 pessoas sobrevivem com o mínimo do mínimo possível na zona sul da cidade. Em setembro do ano passado, reportagens noticiaram que uma família em Cajazeiras habitava um veículo, passada campanha eleitoral a família continua em estado de miséria, juntamente com outras quatro. O caso de Dona Maria José dos Santos, 74 anos, do lar, que reside com seis netos, uma filha e o esposo dessa filha, num cômodo pequeno de aproximadamente 4m2 é de partir coração, a idosa sofre de inúmeros problemas de saúde, diabetes, reumatismo, alergia e inclusive já foi picada pelo mosquito da Dengue e, outros insetos. Dona Maria reclama do mau cheiro que ali existe, os esgotos á céu aberto, quando chove todo tipo de material orgânico passa na porta da sua casa.
A senhora Maria Célia Moura Furtado, 47 anos, casada, catadora de material reciclável, reclama às autoridades que não há condição nenhuma de viver pior que bicho, nem podem sair do local, pois, o que ela e o esposo, que também é catador de material reciclável, o que conseguem com a coleta nas ruas da cidade, não passa de R$ 20,00 por semana impossibilitando de qualquer forma mudar de vida.
Francisca Dias, 46 anos, do lar, reclama das condições de vida que leva seu esposo, também catador de material reciclável. O idoso Francisco Honório dos Santos, 69 anos, faz alguns “bicos” para sobreviver, pois, o idoso reclama da saúde que não é boa. Devido ás águas que escorrem trazendo um tremendo mau cheiro, insetos e doenças de todas as espécies, essas pessoas fazem um apelo ás autoridades locais para serem assistidas pela Secretaria de Cidadania e Ação Social no tocante, a um auxilio urgente, além de não ter infra – estrutura nenhuma, ás famílias, pedem atenção que a Secretaria de Saúde também se manifeste, pois, idosos e crianças vivem ao meio animal sem assistência á saúde pública.
Contatos com essas famílias por gentileza queiram se dirigir à Rua Major José Leite – Asa Sul – Cajazeiras (final da rua). Da Redação