Preocupados com o meio ambiente e com a saúde do réptil, cerca de 150 alunos do Colégio Municipal Padre Osvaldo fizeram uma visita surpresa ao pequeno reservatório dos Rochas.
Liderados pelos professores: Cristiane Sheyla, Márcia Lins, Wilca Anacleto e Ciro Fonseca, dezenas de adolescentes deixaram a rotina diária das salas de aulas e foram até o local onde “reside” o jacaré. Ao chegar no açude, os olhos dos alunos se voltaram ao pequeno lago com o intuito de avistar o animal que por está nublado não saiu da água para seu banho de sol matinal.
Passado a curiosidade de ver o réptil, as atenções se voltaram ao meio ambiente, alvo principal da aula campal. Por ser quase dentro da cidade, o açude da família Rocha vem sofrendo com a ação danosa do homem, que não só em Luis Gomes, mas em diversas partes do mundo, não estão cuidando da natureza.
No caso especifico da morada do jacaré, a poluição vem de aproximadamente 500 residências que ficam na parte Oeste da sede do município, que por sua vez, jogam suas águas sujas no pequeno riacho que abastece o “lar” do jacaré. Se já não bastasse a poluição por parte dos esgotos residenciais, eis que alguns moradores fincaram suas criações de porcos a dez metros da margem do açude, deixando ainda mais grave a situação do bicho.
Na visita, que durou cerca de 90 minutos, os alunos ficaram sabendo que uma agricultora que tem um roçado e um chiqueiro de porcos nas proximidades do lago, batizou o animal e está o alimentando com bofe bovino que pegar nos frigoríficos da cidade.
Da Redação com Alguiberto Morais