terça-feira, 10 de março de 2009

Pegadas de Dinossauros foram encontradas em terras de empresário de Cajazeiras

CIDADES: 10/03/2009 – Imagem: Arquivo - Dezenas de pegadas fossilizadas de animais pré-históricos foram descobertas durante a perfuração de poços de petróleo no Distrito de Melancias, no município de Santa Helena, na região do Vale do Rio do Peixe - Sertão do Estado. Técnicos da Petrobrás faziam estudos para exploração do petróleo, quando se depararam com enormes pegadas parecidas com as que foram encontradas na cidade de Sousa, distante apenas cerca de 40 quilômetros desta nova descoberta.
O proprietário da fazenda onde foram encontrados os indícios de pegadas de dinossauro, o empresário Rony Dantas da “Ronivel Veículos”, se diz contente com a possibilidade de ter em suas terras pegadas de animais pré-históricos. Rony adiantou que a Petrobrás estará patrocinando a vinda de paleontólogos para que sejas feitos estudos aprofundado dos indícios encontrados.
Foi na região do Vale do Rio do Peixe, onde descobriram as primeiras pegadas de dinossauros no Brasil. No de 1897, na localidade de Passagem das Pedras município de Sousa, pelo agricultor Anísio Fausto, Sousa e Uiraúna e Brejo das Freiras são duas bacias cretáceas da região do Rio do Peixe que possuem uma grande quantidade de pegadas de dinossauros.
A área mais importante de distribuição de pegadas fósseis está localizada na Passagem das Pedras na Fazenda Ilha, no município de Sousa, que é atualmente um parque natural - Monumento Natural Vale dos Dinossauros.
Os principais sítios arqueológicos estão nas seguintes regiões: Chapada do Araripe (CE); Sousa (PB); Recife (PE); Alcântara e São Luís (MA); Tesouro e Morro do Cambambe (MT); Prata e Peirópolis (MG); Monte Alto, Presidente Prudente e Álvares Machado (SP); Candelária e Santa Maria (RS). Da Redação com Mário Gibson - Patos