quarta-feira, 18 de março de 2009

Morre o deputado Clodovil Hernandes

BRASIL: 18/03/2009 - O deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) teve uma parada cardíaca e morreu às 18h50 desta terça-feira (17). Clodovil teve morte cerebral detectada à tarde e estava sendo mantido vivo por equipamentos e medicamento para os procedimentos de doação de órgãos. Mesmo assim, segundo o coordenador de transplantes do Distrito Federal, Lúcio Lucas, nenhum órgão poderá ser doado. As córneas têm edemas que impedem a retirada. A autorização para a retirada dos órgãos havia sido dada por assessores do deputado e pelo Ministério Público, uma vez que ele não tem parentes próximos com os quais mantinha contato. A assessora de imprensa do deputado, Berta Pellegrino, disse que Clodovil havia manifestado várias vezes a intenção de doar seus órgãos quando morresse.
Velório
O líder do PR, deputado Sandro Mabel (GO), disse nesta terça que o velório de Clodovil será realizado apenas em São Paulo. A ideia inicial da assessoria do deputado era que o corpo fosse velado também em Brasília, no Salão Negro do Congresso. Mabel se reuniu com assessores de Clodovil no começo desta noite. Segundo ele, o corpo segue para São Paulo às 8h da manhã da quarta (18) em um avião da Aeronáutica solicitado pela Câmara. O velório está programado para começar às 10h30 na Assembléia Legislativa e o enterro será às 17h, no cemitério do Morumbi (Zona Sul).
Morte cerebral
A morte cerebral foi constatada pelos médicos às 15h45. O boletim médico divulgado logo cedo já dizia que o quadro clínico do deputado permanecia de "extrema gravidade". O parlamentar sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e foi encontrado caído ao lado da cama na segunda-feira (16).
Durante a manhã desta terça-feira, Clodovil passou por exames que ajudaram a detectar a morte cerebral. O primeiro exame feito deu resultado “inconclusivo”, segundo assessores do deputado. A assessoria do deputado informou então que novos médicos iriam avaliar o estado clínico do parlamentar e um novo boletim seria divulgado às 16h pelo hospital.
Biografia
Nascido em 17 de junho de 1937, em Elisário, cidade a 402 km de São Paulo, Clodovil foi adotado por um casal de origem espanhola, Domingos Hernandes e Izabel Sanches Hernandes. Não conheceu seus pais verdadeiros e estudou em colégio interno. Homossexual assumido, não casou e nem teve filhos.
Estilista de alta costura, ator, cantor, apresentador de TV e professor primário, Clodovil iniciou a carreira política quando se filiou ao PTC, em 2005. Em 2006, foi eleito deputado federal com 493.951 votos, terceira maior votação do estado de São Paulo. Seu mandato iria até 2011.Antes de ingressar na política, Clodovil foi professor primário, fez teatro, construiu longa carreira na televisão e foi estilista de sucesso.
Um de seus primeiros trabalhos na televisão foi no início da década de 80, quando apresentou o "TV Mulher", da TV Globo, voltado para o público feminino. Na época, dava dicas de moda e desenhava modelos ao vivo. Ele dividiu o cenário com a jornalista Marília Gabriela e com a sexóloga Marta Suplicy, que também ainda não tinha entrado para a política. G1