segunda-feira, 27 de junho de 2022

Parceria público-privada já beneficiou mais de 2 mil alunos LGBTQIAP+ com bolsas de estudos gratuitas na PB

Nesta terça-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, a parceria entre o Governo do Estado e o Centro de Ensino Educa Nexus comemora os mais de 2 mil alunos beneficiados com bolsas gratuitas de estudo, sendo 300 só neste ano. A iniciativa atende a jovens e adultos LGBTQIAP+ por meio de aulas ministradas no formato on-line, que duram de 12 a 18 meses. São bolsas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em João Pessoa e Campina Grande, que serão ampliadas, em breve, para todo estado.

Um dos estudantes beneficiados é Cristiano Silva Oliveira, de 28 anos, residente do bairro de Araxá, em Campina Grande. Ele parou de estudar no 9º ano do ensino fundamental e viu na parceria uma chance de voltar a estudar. “Sou gay e trabalho realizando trabalhos domésticos numa casa de família. Soube das bolsas de estudo por meio de um amigo. Sem pensar, logo fui fazer o meu cadastro para começar as aulas. Tudo tem sido feito de forma on-line e estou muito feliz em estudar de novo. Só Deus sabe a felicidade que eu sinto todas as vezes em que assisto as aulas e sem pagar nada”, declarou.

De acordo com Alcimar Martins, CEO do Educa Nexus, é importante ter políticas públicas que olhem e abram portas para o público LGBTQIAP+, que sofre com preconceito e falta de oportunidades. “Nós acreditamos que a educação é a parte mais importante na vida das pessoas. É um direito de todos. Por isso, temos diversos programas de inclusão, com bolsas, projetos, palestras e demais atividades para grupos como esse. Só através dos estudos é possível entrar no mercado de trabalho com mais dignidade”, disse.

Para ter acesso a uma das vagas, as pessoas interessadas devem procurar um Centro LGBTQIAP+ (em João Pessoa ou Campina Grande) ou a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana do Estado, para saber como funciona o processo de cadastro e matrícula.


Assessoria