Um dos estudantes beneficiados é Cristiano Silva Oliveira, de 28 anos, residente do bairro de Araxá, em Campina Grande. Ele parou de estudar no 9º ano do ensino fundamental e viu na parceria uma chance de voltar a estudar. “Sou gay e trabalho realizando trabalhos domésticos numa casa de família. Soube das bolsas de estudo por meio de um amigo. Sem pensar, logo fui fazer o meu cadastro para começar as aulas. Tudo tem sido feito de forma on-line e estou muito feliz em estudar de novo. Só Deus sabe a felicidade que eu sinto todas as vezes em que assisto as aulas e sem pagar nada”, declarou.
De acordo com Alcimar Martins, CEO do Educa Nexus, é importante ter políticas públicas que olhem e abram portas para o público LGBTQIAP+, que sofre com preconceito e falta de oportunidades. “Nós acreditamos que a educação é a parte mais importante na vida das pessoas. É um direito de todos. Por isso, temos diversos programas de inclusão, com bolsas, projetos, palestras e demais atividades para grupos como esse. Só através dos estudos é possível entrar no mercado de trabalho com mais dignidade”, disse.
Para ter acesso a uma das vagas, as pessoas interessadas devem procurar um Centro LGBTQIAP+ (em João Pessoa ou Campina Grande) ou a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana do Estado, para saber como funciona o processo de cadastro e matrícula.
Assessoria