quinta-feira, 23 de junho de 2022

Anísio Maia inaugura, ao lado de João Azevêdo, Casa de Acolhida LGBTQIAP+ na Paraíba

Foi inaugurada na manhã desta última terça (21), a Casa de Acolhida LGBTQIAP+ da Paraíba - Cris Nagô, situada na na Rua Evaldo Wanderley, no bairro Tambauzinho, em João Pessoa. O espaço foi fruto da propositura do Deputado Estadual Anísio Maia, a partir de diálogo com os movimentos LGBTQIAP+ do Estado.

“Existia uma grande dificuldade para a população da comunidade LGBTQIAP+ em situação de risco. As pessoas que sofriam violência e abandono da família não tinham um espaço de acolhimento e proteção, mas agora isso mudou”, destacou Anísio. 

A casa criada com o intuito de receber a população LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade,  abandono familiar, em situação de rua e de violência é a primeira  implantada na Paraíba,  terá inicialmente a capacidade de atender até 25 pessoas no período de até 120 dias,  e será  coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.

O atendimento funcionará 24 horas por dia, e contará com atendimento de profissionais de diversas áreas como enfermagem, psicologia, serviço social, pedagogia, assessoria jurídica e educação social. Os casos serão encaminhados para o espaço após atendimento nos Centros de Referências dos Direitos de LGBTQIAP+ e Enfrentamento à LGBTQAIP+fobia de João Pessoa e Campina Grande.

“As pessoas que precisarem desse acolhimento terão apoio, proteção, e serão assistidas por meio de uma equipe multidisciplinar, em uma infraestrutura muito adequada e muito confortável. isso é o tratamento que a comunidadeLGBTQIAP+ merece”, destacou o parlamentar. 

O governador João Azevêdo celebrou a ação e propositura do Deputado Anísio Maia, realizada a partir de emenda parlamentar. “Agradecer ao Deputado Anísio Maia, que foi autor da proposta indicativa. Parabéns, companheiro”.

Estiveram presentes também Lidia Moura (secretária de estado da Mulher e da Diversidade Humana), Tibério Limeira (Secretária de Desenvolvimento Humano), Roberto Paulino (chefe de Governo), Cristiana Araújo (executiva da Mulher e Diversidade Humana) , Fernando Luiz (gerente executivo de Direitos Sexuais e LGBTQIAP+), Sandra Marrocos (ex vereadora de João Pessoa), Sueli Soares (irmã da homenageada Cris Nagô), bem como de participação de representantes do Movimento LGBT da Paraíba, como o MEL e CORAL, entidades de Direitos Humanos e diversos órgãos governamentais.

Assessoria