segunda-feira, 27 de junho de 2022

CG: Artistas se apresentam no Parque do Povo e mostram apoio à campanha “Forró Sim, Assédio Não”

Promovida pela Prefeitura de Campina Grande, ação defende combate a importunação sexual contra mulheres

A ação ‘Forró Sim, Assédio Não’, lançada neste mês de junho pela Prefeitura de Campina Grande, tornou-se a campanha oficial d’O Maior São João do Mundo de combate à importunação sexual contra mulheres.

Devido à grande repercussão e intenso trabalho realizado em promoção às políticas públicas para as mulheres, a campanha tem recebido a adesão de muitos artistas que se apresentaram no Parque do Povo.

Entre os que elogiaram a campanha e garantiram apoio estão as cantoras paraibanas Juliette e Elba Ramalho. As ações também chamaram a atenção do DJ Alok e dos cantores Felipe Araújo e Ramon Schnayder. O psicólogo Rossandro Klinjey também elogiou o trabalho desenvolvido pelas equipes.

Um dos objetivos da campanha é prestar assistência social às mulheres que se sentirem vulneráveis às situações de importunação, um crime frequente em ambiente de festas. Entre as ações mais 'comuns' estão os beijos roubados, toques físicos não consentidos e as piadas vexatórias. O crime está previsto no artigo 215-A do Código Penal, com pena mínima de um ano e máxima de cinco anos de prisão.

A Coordenadora Executiva da Mulher, Talita Lucena, ressaltou a importância desse apoio. “Tem sido de extrema importância recebermos esse apoio, uma vez que essa campanha demonstra o cuidado e a proteção que o nosso município tem tido com as mulheres Campinenses”, disse Talita.

A Campanha

A campanha ’Forró Sim, Assédio Não’ foi elaborada pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenadoria da Mulher em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Entre as ações estão a distribuição de materiais educativos com um QRcode, que vai direcionar para uma página informativa da campanha.

A página, desenvolvida pela Secti, agrega todos os órgãos de proteção à mulher que podem ser acionados, em casos de violência e importunação, além de outros crimes em que as vítimas mais comuns são as mulheres.

O site está disponível em três idiomas: português, inglês e espanhol, permitindo contemplar as turistas estrangeiras que visitam a cidade nesse período junino. As pessoas poderão acessar o site através do endereço https://campinaparaelas. campinagrande.pb.gov.br

Parque do Povo

Além do site foi instalado um ponto físico, no Parque do Povo, onde são disponibilizados materiais educativos. Há também a orientação de advogadas, psicólogas e assistentes sociais para mulheres que passarem por situações de importunação sexual.

Juliette Freire e Talita Lucena 
Elba Ramalho (centro) 
Ramon Schnayder 
DJ Alok e Laryssa Almeida (Secti)
psicólogo Rossandro Klinjey  

 Prefeito Bruno Cunha Lima e a primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima


Assessoria de Comunicação - PMCG