segunda-feira, 13 de junho de 2022

Maior São João de Santa Rita aquece comércio, gerando emprego e renda

Pequenos comerciantes e ambulantes voltam a faturar depois de dois anos de pausa.

Nem só de arrasta pé se faz uma festa de São João. Em Santa Rita, que realiza o maior festejo junino da história da cidade, o evento produz reflexos muito além da animação registrada na Praça do Povo: aquece a economia e cria emprego e renda no comércio e venda ambulante.

Os negócios começam dentro do epicentro dos festejos, com barracas que comercializam alimentos e bebidas, tocadas por dezenas de pequenos comerciantes cadastrados e capacitados pela gestão municipal. Até o dia 29, eles têm a oportunidade de gerar renda extra, depois de dois anos de espera.

“Sofremos muito com a pandemia, e temos muito que agradecer à Prefeitura e ao prefeito Emerson Panta pela oportunidade maravilhosa que esta grande festa está proporcionando”, declarou o comerciante Ramon Pereira.

“Voltamos com tudo “, celebra a ambulante Ana Ferreira. “Estamos conseguindo um dinheirinho extra que é muito bem-vindo depois de dois anos sem festas”, acrescentou.

“Pela primeira vez não foi preciso sair da cidade para faturar com o São João, estamos ganhando nosso dinheiro em ‘casa’ mesmo”, comemora a comerciante Raquel Cristina.

O prefeito Emerson Panta revela que o foco no comércio foi cuidadosamente planejado. “A pandemia produziu desemprego e fechou negócios, fazendo com que a geração de emprego e renda seja atualmente a principal demanda da população”, apontou o gestor, acrescentando que os festejos juninos foram concebidos para aliviar a situação dos pequenos comerciantes e ambulantes.

“Nosso São João vai, de fato, muito além do arrasta pé, estimulando a economia e apoiando esses setores que foram duramente atingidos pelas restrições impostas pela pandemia”, observou Emerson Panta.

Os ambulantes estão sentindo os efeitos positivos do suporte oficial. “Agradeço a Prefeitura pela oportunidade de estar aqui ganhado uma renda extra”, declarou a vendedora ambulante Franciane Sampaio da Fonseca, que estende o agradecimento ao gestor municipal: “Obrigado, prefeito”.

Além dos pequenos, o clima junino que embala a cidade ao longo de junho também tem reflexo sobre o comércio formal, que já começou o mês registrando aumento do fluxo de vendas – incrementadas,  também, pelo pagamento antecipado da primeira parcela do décimo terceiro salário dos servidores, que injetou mais recursos na economia.

“O reencontro do povo com a alegria junina e a oportunidade de gerar emprego e renda estão fazendo desse São João uma festa para entrar para a história de nossa cidade”,  finalizou o prefeito Emerson Panta.


Secretaria de Comunicação Institucional