terça-feira, 21 de junho de 2022

Acesso Seguro: Comarca de Cajazeiras passa por reciclagem virtual

Treinamento do Acesso Seguro na Comarca de Cajazeiras
Mais uma unidade do Poder Judiciário paraibano, onde funciona o sistema do Projeto Acesso Seguro, passou por treinamento virtual. Desta vez envolveu servidores e agentes de Segurança da Comarca de Cajazeiras. A capacitação foi dada pelo coordenador do projeto, Jardel Rufino e tratou de todos os procedimentos de segurança implementados, quando da instalação do sistema de identificação e controle de acesso (sistema Visit), desenvolvido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, que faz parte do serviço.

As reciclagens integram as ações de aperfeiçoamento e incentivo por parte da Presidência do TJPB, através da Comissão Permanente de Segurança, presidida pelo Desembargador Joás de Brito Pereira Filho, tendo como coordenador adjunto o juiz auxiliar da Presidência Rodrigo Marques, e gestora a magistrada Michelini Jatobá, juíza auxiliar da Vice-Presidência.

Conforme pontuou Jardel Rufino, além do aperfeiçoamento para a utilização do sistema de controle de acesso, o treinamento tem qualificado os participantes, de forma a permitir um aumento na identificação de pessoas com mandados de prisão em aberto, quando do acesso aos Fóruns onde funciona o projeto. Ele lembrou que já foram detectados 55 mandados de prisão relacionados a débito alimentar, roubo, furto, porte ilegal de arma, estupro de vulnerável, tráfico de drogas e descumprimento de medidas restritivas.

“O aumento na detecção dos mandados de prisão nas unidades judiciárias está relacionado diretamente ao processo de reciclagem, os servidores e agentes de segurança estão mais preparados para proceder em casos como estes”, ressaltou Jardel Rufino. O coordenador complementou, ainda, que o processo de revisão e monitoramento das normas de segurança disponibilizadas pelo Acesso Seguro se mostra essencial, especialmente com o retorno presencial do jurisdicionado, pós período pandêmico.

O sistema Visit está integrado ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP 2.0), permitindo a identificação de pessoas que tenham contra si um mandado de prisão expedido em aberto durante o cadastramento dos visitantes. O Acesso Seguro utiliza procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e crachás de identificação dos usuários que acessam os prédios do TJPB.

Para a gerente em substituição do Fórum de Cajazeiras, Graciene Lins Pereira o treinamento foi de grande importância. Segundo comentou, além de ajustar o comportamento dos servidores que lidam diretamente com o sistema, proporcionou atualização sobre novas ferramentas, como o campo do nome social, medidas a serem tomadas quando da identificação de mandado de prisão em aberto, esclarecimento de dúvidas, entre outros. “Para que cada vez mais a padronização das ações viabilizem a eficácia dos objetivos do programa, gerando segurança para os que acessam o Fórum”, frisou.



Assessoria - TJPB