terça-feira, 7 de junho de 2022

Anísio Maia apresenta exame que comprova presença de coliformes na água de Santa Rita

O deputado estadual Anísio Maia (PSB) denunciou nesta terça-feira (07) a presença de coliformes fecais em água ofertada para a população de Santa Rita. Durante sua fala no plenário Anísio Maia leu o resultado do estudo de água coletada nas torneiras do município.

O laudo constatou a presença de bactérias e coliformes fecais, e foi considerada imprópria para consumo humano de acordo com as diretrizes e os valores de referência Ministério da Saúde.

“Esse é o exame que fizemos da água. Em resumo, água contaminada com bactérias, com odor desagradável, e desconformidade com a portaria do Ministério da Saúde. A prefeitura de Santa Rita preferiu fornecer água de má qualidade para população”, frisou Anísio.

Ainda na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, o parlamentar que já havia se posicionado contra o processo de contratação da empresa em maio, voltou a demonstrar preocupação com o abastecimento e qualidade da água do município, fornecida pela empresa Águas do Nordeste (ANE).

“Uma empresa que não tem experiência em abastecimento de água, aliás, trabalhava com serviço de coleta de lixo. Todo dia tem uma desculpa, que vai melhorar, que mudou o filtro, mas estão fazendo a população de cobaia, e o povo está pagando", reclamou.

Na tribuna, o deputado também apresentou uma garrafa de água de 2 litros da torneira de Santa Rita de cor amarelada e turva, e uma amostra coletada nas torneiras de João Pessoa transparente e límpida, para destacar a diferença entre elas.

“Além de servir nas torneiras uma água de péssima qualidade, esta água está sendo ofertada nas escolas da rede pública de Santa Rita. Recebemos inclusive uma foto do garrafão de água da escola Antônio Teixeira. E o resultado são pessoas contaminadas e doentes com esse tipo de água.”, concluiu o deputado.


Assessoria