quarta-feira, 15 de setembro de 2010

STTP divulga programação de atividades da Semana Nacional do Trânsito 2010

CIDADES: 15/09/2010 - Após traçar os planos e estratégias das ações que serão executadas durante a Semana Nacional do Trânsito 2010, que acontecerá de 18 a 25 de setembro, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da STTP, divulgou nesta quarta-feira, 15, a programação oficial de atividades que serão desenvolvidas ao longo do evento.

Este ano o tema é "Cinto de segurança e cadeirinha". A campanha é coordenada em nível de Brasil pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e é aplicada nas cidades brasileiras pelos órgãos de trânsito locais, como a STTP.

A solenidade de abertura acontecerá na próxima sexta-feira, 17 de Setembro, com um café da manhã, a partir das 08h:30m, na Escola Panorama (Rua Almirante Barroso, Cruzeiro), contando com a participação  do superintendente da STTP, Salomão Augusto Medeiros, vereadores, educadores e demais autoridades de trânsito.

Para este ano a programação oficial traz muitas atividades educativas, preventivas e fiscalizadoras. “Novamente estaremos trabalhando de forma intensa em nossas ações educativas durante a Semana Nacional do Trânsito, desenvolvendo projetos e campanhas direcionando o foco para os pais, pois, além de serem os responsáveis pela construção do trânsito em um futuro próximo, também alertam as crianças sobre imprudências e desrespeito no trânsito”, comentou o superintendente da STTP, Salomão Augusto.

O tema “CINTO DE SEGURANÇA E CADEIRINHA”, possibilita que os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito promovam, à população em geral, ações de segurança a partir de um aspecto pontual. É uma oportunidade para suscitar reflexões, incentivar discussões e criar atividades que explorem com profundidade a real importância e necessidade do uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança. 

Segundo dados divulgados pelo DENATRAN, mais de um milhão de pessoas de todas as nações são vítimas fatais de acidentes de trânsito. Dos cinco fatores que causam mortes e lesões no trânsito um deles é a não utilização do cinto de segurança. Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008 foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos de idade e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária.

O uso do cinto de segurança não é a forma mais segura para transporte de crianças em veículos, pois foi desenvolvido para pessoas com no mínimo 1,45 de altura. Por este motivo é necessário o uso de um dispositivo de retenção adequado às condições da criança como o bebê conforto, a cadeirinha ou o assento de elevação. Nesse sentido, trabalhar pela utilização do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança é um desafio; um compromisso a ser assumido por todos os profissionais da área. Além de diminuir a taxa de mortalidade em acidentes, o cinto de segurança reduz a severidade das lesões sofridas pelos ocupantes do veículo em uma colisão.

Através de equipes de educadores do NEAC, Núcleo de Educação e Atendimento o Cidadão, a STTP estará desenvolvendo blitz educativa nos dois turnos, em diversos pontos da cidade realizando panfletagem e abordando condutores de veículos para as regras do uso do cinto de segurança e da cadeirinha.

Ainda na sexta-feira, após a abertura do evento, será realizada a primeira blitz educativa no trânsito. Agentes de trânsito, fiscais de transportes e colaboradores do NEAC (Núcleo de Educação e Atendimento o Cidadão) percorrerão as ruas de grande fluxo orientando motoristas e pedestres sobre os cuidados no trânsito e realizando panfletagem sobre as regras do uso do cinto de segurança e da cadeirinha. Nesta ação, técnicos do SEST/SENAT também estarão juntos com os orientadores da STTP.

Segundo estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 21.199 crianças de 0 a 12 anos foram vítimas em acidentes de trânsito ocorridos no País em 2006.. Desse total, 818 foram vítimas fatais. Já conforme dados do Ministério da Saúde, entre os óbitos por acidentes envolvendo crianças de 0 a 14 anos os relativos ao trânsito aparecem em primeiro lugar. Em 2004 41,1% das mortes por acidentes foram no trânsito, seguidas por afogamento (26%), sufocação (13,4%), queimaduras (6,6%) e outros (12,9%).

De acordo com o planejamento de ações, a programação da Semana Nacional de Trânsito a ser desenvolvida pela STTP ficou estabelecida da seguinte forma:

Data
Turno
Localidade
17 / 09
Manhã
Colégio Panorama  -  Rua Almirante Barroso
Abertura da Semana de Trânsito
com Café da Manhã
Tarde
Av.. Almirante Barroso com Odon Bezerra - Blitz
18 / 09
Manhã
Posto da Polícia Rodoviária Federal - Blitz
20 / 09
Manhã
Rodrigues Alves com Nilo Peçanha - Blitz
Tarde
Pedro l com Teixeira de Freitas - Blitz
21 / 09
Manhã
Floriano Peixoto  ( Hospital Regional ) - Blitz
Tarde
Sebastião Donato com Treze de Maio - Blitz
22 / 09
Manhã
Melo Leitão com Floriano Peixoto - Blitz
Tarde
FIEP nas proximidades da Caixa Econômica - Blitz
23 / 09
Manhã
Av.. Severino Cabral com Raimundo Nonato - Blitz
Tarde
AV.. Assis Chateaubriand com Almeida Barreto – Blitz
24 / 09
Manhã
Vila Nova da Rainha com Severino Cruz - Blitz
Tarde
Epitácio Pessoa com Vigolvino Vanderley - Blitz
24 / 09
Tarde
Colégio Petrônio Figueiredo  -  R. Riachuelo – 337 - Liberdade Encerramento da Semana de Trânsito
com Lanche da Tarde