segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"Imprensa deve ser livre para publicar o que bem entender"

OPINIÃO: 27/09/2010 - O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Lewandowski, disse hoje, segunda (27), que a imprensa brasileira é "absolutamente livre para publicar o que bem entender e informar a população".

A declaração, feita em Salvador durante coletiva de imprensa, faz referência à censura imposta pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Tocantins a notícias que relacionem o governador Carlos Gaguim (PMDB), candidato à reeleição, a um suposto esquema de corrupção.


Ele afirmou, no entanto, que não tinha "notícias precisas a respeito desse veto".


Sobre a Lei da Ficha Limpa, Lewandowski, também ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a lei está em vigor, já que ela não foi declarada inconstitucional pelo tribunal.


"A jurisprudência do TSE hoje, amplamente majoritária, é a de que a lei vale para esta eleição e se aplica a fatos pretéritos", afirmou.


Questionado sobre o empate em 5 a 5 no STF a respeito da validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições deste ano, Lewandowski disse que o impasse deve ser resolvido após a indicação de um 11º ministro para o tribunal.


Para o ministro, a nova exigência de dois documentos (título de eleitor e outro oficial com foto) para o dia da votação é um "complicador nestas eleições", mas "lei é lei e deve ser cumprida".


Sobre a ação direta de inconstitucionalidade ingressada pelo diretório nacional do PT no STF contra a exigência, o ministro falou que "é possível que a matéria seja apreciada nessa semana", mas depende da ministra do STF Ellen Gracie, responsável pelo caso.


"Ainda assim, nós fizemos uma ampla campanha institucional esclarecendo os eleitores [sobre a exigência de dois documentos], e me parece que eles estão bem cientes dessa nova obrigação", disse.


Folha de São Paulo