NOTÍCIAS: 24/09/2010 - O ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) desistiu de concorrer ao quinto mandato nestas eleições. A decisão foi tomada em reunião na manhã de hoje, sexta (24), entre Roriz, advogados e coordenadores da campanha. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa da filha dele, Liliane Roriz.
'Depois de passar a manhã em reunião, o ex-governador Joaquim Roriz decide lançar a esposa Weslian Roriz como candidata à governadora do Distrito Federal'. 'O vice é Jofran Frejat, nunca ocupou cargo público', afirma notícia publicada no site de Liliane, que é candidata a deputada distrital.
O advogado da coligação 'Esperança Renovada', Eládio Carneiro, disse que a campanha ainda está 'aventando a possibilidade', e que os partidos que fazem parte da coligação ainda irão se reunir na tarde de hoje para formalizar a decisão.

Segundo Carneiro, Joaquim Roriz avaliou que seria um risco esperar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a validade da lei da Ficha Limpa, uma vez que, se Roriz levasse a disputa para o segundo turno, não poderia mais trocar o candidato. Se fosse eleito em 3 de outubro, não poderia assumir. E se a campanha estivesse em segundo turno, não poderia disputar.

O julgamento do STF foi suspenso à 1h15 de hoje após mais de dez horas de debate e terminou empatado em 5 a 5. Os ministros têm reunião extraordinária marcada para segunda-feira para decidir como desempatar a questão.

Após divulgar a informação em sua página, a filha de Roriz retirou-a do ar sob a justificativa de que, conforme disse seu assessor, a decisão ainda estava sendo discutida em reunião entre os coordenadores de campanha do pai. 

O Estado de São Paulo