quarta-feira, 12 de maio de 2021

Complexo de Patos desenvolve ações para comemorar o Dia Internacional da Enfermagem

O papel do enfermeiro na rotina de um hospital é imprescindível, pois ele tem sob sua responsabilidade a prestação dos primeiros atendimentos aos pacientes recém-chegados, a realização de exames preliminares, a gestão dos medicamentos prescritos e ainda acompanha o quadro geral dos pacientes internados entre outras atribuições. E nesta quarta-feira (12), no dia em que se comemora o Dia Internacional da Enfermagem aconteceram várias ações no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC). Palestras online, distribuição de botões de rosas, sorteio de brindes, homenagens, momento de louvor e benção e ainda um lanche coletivo que marcou o final das atividades. Atualmente, o CHRDJC tem em seus quadros 390 profissionais de Enfermagem, sendo 138 Enfermeiros e 252 Técnicos.

Além destas atividades e também dentro da programação alusiva a data, durante toda essa semana foi trabalhado a campanha do Silêncio que é de suma importância na qualidade de assistência e saúde emocional dos profissionais de enfermagem e dos pacientes. “Nós somos uma das maiores categorias na área de saúde e prestamos assistência 24h ao paciente e se formos pensar em âmbitos da saúde, todos os locais têm a presença de um enfermeiro. Somos de extrema importância para garantir a assistência do paciente e é importante comemorar o dia de hoje”, afirma a Chefe do Núcleo de Enfermagem do Complexo, Sefora Cândida.

Ela lembra que além de comemorar, é preciso lembrar que houve muitos avanços, como a conquista das 30h no Complexo e outros benefícios, mas que há uma luta maior em curso que é a consolidação do piso salarial nacional da categoria. “Nós exercemos o principal mandamento de Deus que é ‘amar ao próximo’ e isso se traduz no trato com os nossos pacientes”, disse Sefora, reiterado que essa data também é de luta e de reflexão. “Luta por melhorias e mais valorização para a categoria e também de reflexão de como podemos avançar ainda mais para sermos melhores no que fazemos”, destacou a Chefe do Núcleo de Enfermagem do Complexo, desejando um belo dia de comemorações e aprendizado para seus colegas.

A programação de palestras online foi padronizada pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) e extensiva a toda a rede de saúde pública da Paraíba e incluiu palestras sobre vários temas, realizadas em vários horários pela manhã e à tarde, a saber: “Educação em Enfermagem; desafios e perspectivas”; “O papel do enfermeiro no gerenciamento de protocolos institucionais”; Gerenciamento de dados para tomada de decisão segura do paciente”; “Mudanças e inovação na enfermagem: impactos no modelo de liderança e relações interpessoais”; “Segurança do pac9iente no cenário da UTI: vivência prática”; “O trabalho da enfermagem no contexto da crise social, política, econômica e sanitária”; “A importância da inteligência emocional para processo de trabalho do enfermeiro” e “Neurointesivismo: morto, mas com o coração batendo”.

“A Enfermagem ocupa um lugar de destaque no cotidiano de unidades de saúde, sejam elas hospitais, postos, ambulatórios, empresas, clínicas, etc, e neste dia tão especial para a categoria gostaria de agradecer o empenho, a competência, a responsabilidade, a dedicação, o entusiasmo  e, sobretudo, o profissionalismo e carinho com que nossos 390 profissionais acolhem, tratam e cuidam de nossos pacientes e em nome deles parabenizar essa categoria fundamental em nosso dia a dia”, finalizou o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.


Assessoria