segunda-feira, 31 de maio de 2021

Turma pioneira em Residência de Clínica Médica no Complexo de Patos já assegura uma melhor assistência aos pacientes

Desde março último que o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) começou a desenvolver o projeto de Residência em Clínica Médica com a ‘Especialização em Saúde do Adulto’. E em apenas dois meses de funcionamento, o projeto piloto da especialização já impacta na melhoria da assistência aos pacientes da unidade, inclusive, com a constatação de maior brevidade nas altas hospitalares. A primeira turma da especialização é formada por cinco profissionais que desenvolvem atividades diárias no Complexo, com uma jornada de 60 horas semanais.

A coordenadora do Programa de Especialização, a Dra. Nayarah Xavier, explica que através desta especialização é focado um programa voltado a saúde do adulto. “Essa residência permite que o paciente seja visto de maneira ainda mais efetiva em todas as suas nuances, porque nós temos pacientes com problemas de hepatopatia, que são os que têm problemas no fígado, temos os pneumopatas, que têm questões no pulmão, pacientes oncológicos que também são vistos por eles entre outras patologias, enfim, esses cinco profissionais acompanham o paciente desde a internação até a alta”, destaca a médica.

Segundo Dra. Nayarah essa rotina diária é importante porque dá uma continuidade ainda mais eficaz ao tratamento. “E isso reflete positivamente até no período de internação do paciente que, assistido diretamente em suas necessidades, dão respostas mais rápidas ao tratamento e, portanto, recebem alta com mais brevidade, impactando também na qualidade assistencial já que o mesmo médico atende o paciente desde a internação até a sua alta”, enfatiza ela.

Iniciado em 1º de março último, essa turma piloto da especialização conta com cinco médicos que desenvolvem atividades diárias. “Pela manhã, eles fazem a visita de leito a leito e realizam exames físicos dos pacientes e, no final da manhã, eles são acompanhados pelos preceptores, que são médicos que já têm a especialização, que atuam como orientadores das condutas em relação aos pacientes”, explica Dra. Nayarah, lembrando que a especialização tem duração de dois anos e que essa primeira turma concluíra o programa em março de 2023. Os profissionais que participam da especialização são formados em Medicina e a seleção deles foi feita através de processo seletivo, mediante a aplicação de provas de título e conhecimento que aconteceram no final de 2020.

A diretora técnica do Complexo, Dra. Jaquelline Andrade, reitera que a especialização tem a vantagem de contribuir para a amplitude da formação do profissional médico, ao mesmo tempo em que possibilita uma melhoria na assistência hospitalar. “A especialização, como o próprio nome já define, permite que o médico amplie seu conhecimento e, simultaneamente, neste caso específico de nossa unidade,  nos possibilita uma melhoria assistencial na medida em que o paciente passa a ter a oportunidade de ser assistido pelo mesmo profissional desde a sua admissão até sua alta, com ganhos efetivos no tratamento, inclusive, na maior brevidade de altas como estamos identificando aqui após o início do Programa”, finaliza Dra. Jaqueline.

Os profissionais que integram essa primeira turma são: Jaqueline Fablicio, Juane Dornelas, Diego Varela, Breno Nobre e Daniela Guerra. Os preceptores do Programa são: Nayarah Xavier (Clínica Médica e Oncologia) Osman Filho (Clínica Médica), Tiago Farias (Clínica Médica), Daniele Kele (Clínica Médica e Reumatologia), Lucas Xavier (Clínica Médica).

Assessoria