quarta-feira, 19 de maio de 2021

Bruno comemora conquista histórica: Campina Grande chega ao 1º lugar no Brasil em Eficiência de Encaminhamentos para contratação por carteira assinada

Os dados do Ministério da Economia integram relatório que a direção do órgão apresentou ao prefeito, nesta terça-feira 

Relatório entregue ao prefeito Bruno Cunha Lima, na manhã desta terça-feira, 19, aponta uma boa notícia para o Município: a Prefeitura de Campina Grande, por meio do Sine Municipal, conquistou o primeiro lugar, no País, em termos de resultados positivos nos indicadores de Intermediação de Mão de Obra.

De acordo com o relatório, entregue a Bruno Cunha Lima pela coordenadora do Sine-CG, Soraya Brasileiro, o levantamento dos indicadores do Sistema Nacional de Empregos (Sine), do Ministério da Economia, nos últimos 12 meses, a Prefeitura de Campina Grande se destacou em todos os critérios de avaliação em intermediação de empregos. 


Entre maio de 2020 e maio de 2021, pleno período de pandemia do novo coronavírus, o Sine Municipal de Campina Grande superou, com folga, a meta de encaminhamentos bem sucedidos de 22% dos trabalhadores direcionados aos empregadores locais. O Município está ocupando a primeira colocação nacional, com índice de 41% de êxito. 


Os dados são gerados a partir dos resultados da Intermediação de Mão de Obra (IMO), avaliados trimestralmente em todo o Sistema Nacional de Emprego e divulgados na plataforma do Ministério da Economia, no site oficial do Governo Federal. 


Em Campina Grande, as metas foram superadas em todos os indicadores anuais estabelecidos para cada uma das categorias relacionadas à intermediação de mão de obra com carteira assinada no país, tais como: Esforço na Captação de Vagas, com meta geral de 41% e a cidade fechou com 55%; no ítem Adequação dos Perfis das Vagas, com meta geral de 40%, o  Município fechou com 74%.  Destaque para Eficiência dos Encaminhamentos, com meta geral de 22% e o município obteve 41% e, por último, Eficiência dos Encaminhamentos Requerentes do Seguro Desemprego, com a meta geral de 16% e a cidade fechou com 43%. 


De acordo com Soraya Brasileiro, este é o resultado do esforço de um grupo de pessoas que trabalham para a comunidade: "É muito bom saber que a gente conseguiu chegar em primeiro lugar nesse ranking nacional. Esse é o resultado de um esforço conjunto de toda a família Sine, de ontem e de hoje, aliados às práticas de gestão vindas desde o poder executivo, capitaneado pelo nosso prefeito Bruno Cunha Lima, que nos dá condições de trabalhar com foco nos resultados”, disse. 


A apresentação de dados é resultado do uso de técnicas de visualização de dados, destacadas pelo próprio Ministério da Economia. Esses números estão disponíveis para consulta pública na categoria de Trabalho, Emprego e Previdência do Ministério da Economia.


Intermediação de Mão de Obra em 2021 


Em relação aos dados de intermediação de mão de obra do município, o Sine Municipal vem acompanhando, detalhadamente, a média que complementa as informações nacionais. Mensurando os dados oficiais com base na meta nacional de 22%, na categoria Eficiência de Encaminhamento, o Sine já apresenta um avanço de 2% acima dessa média, com 24% de sucesso no quantitativo geral. 


Esses são dados que contam a relação de encaminhamentos bem sucedidos, nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2021.



Assessoria - PMCG