terça-feira, 25 de maio de 2021

Caminhão com oxigênio tomba a caminho de Patos e Hospital Regional precisou transferir nove pacientes para Campina Grande

Um verdadeiro mutirão que reuniu profissionais e a direção dos hospitais de Trauma e de Clínica de Campina Grande, a direção geral, direção técnica e todas as coordenações do setor Covid e de Enfermagem do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) e ainda o secretário executivo de gestão hospitalar, Daniel Beltrammi, foi formado no final da noite desta segunda-feira (24) e durante a madrugada desta terça-feira (25) para assegurar a transferência de nove pacientes para Campina Grande e também para que não faltasse oxigênio na unidade. O abastecimento de oxigênio do hospital, que está sendo feito três vezes por semana, sofreu descontinuidade por causa de um acidente envolvendo o tombamento do caminhão da empresa SOS Oxigênio que iria reabastecer o hospital neste dia 24 e outras unidades de saúde de Patos, provocando uma quebra na cadeia de fornecimento deste insumo.

Ao constatar que o oxigênio não iria ser suficiente até a chegada de um novo carregamento, já que outro caminhão extra ainda teria que ser abastecido no polo petroquímico do Cabo de Santo Agostinho, em Suape (PE), e só chegará nesta terça-feira, por volta de meio-dia em Patos, a direção do Complexo, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde, se mobilizou para assegurar a transferência dos pacientes para CG, o que foi feito ainda durante a madrugada, e também para garantir o suporte do abastecimento através de cilindros. “Tínhamos em casa 20 torpedos de Oxigênio, conseguimos mais 15 torpedos e estamos esperando chegar mais 50 torpedos que estão vindo de Mossoró (RN)”, disse o diretor geral do CHRDJC, Francisco Guedes, que junto com sua equipe fez toda essa mobilização que assegurou que os pacientes da unidade não sofressem com o desabastecimento. A unidade, graças a essa mobilização, segue com reserva de oxigênio para dar suporte e segurança aos pacientes até o novo carregamento ser realizado.

Das ambulâncias que fizeram o transporte dos pacientes, cinco delas vieram do Hospital de Trauma de Campina Grande e da segunda macro região de saúde e as outras foram conseguidas de unidades da região da terceira macro. Dos nove pacientes transferidos, seis foram para o Hospital de Clínicas e três para o Hospital de Trauma de Campina Grande. “Quero agradecer a minha equipe pela união e compromisso de ficar até de madrugada de prontidão para resolver essa questão e a direção dos hospitais de Trauma e de Clínica de Campina Grande e os profissionais daquelas unidades que participaram desta operação emergencial de transporte de nossos pacientes. Não contávamos com essa intercorrência que comprometeu a regularidade de nosso abastecimento, mas graças ao esforço de todos conseguimos contornar essa situação sem prejuízo da assistência aos nossos pacientes”, finalizou Francisco.

 

Assessoria