segunda-feira, 17 de maio de 2021

10ª Vara Federal encerra ciclo de digitalização de processos

Atualmente, a unidade possui cerca de 10 mil processos tramitando virtualmente

A 10ª Vara da Justiça Federal na Paraíba, localizada em Campina Grande, finalizou a última etapa de digitalização do seu arquivo provisório, com a inclusão de 4.500 autos no sistema PJe, atividade que foi realizada durante os últimos 12 meses. Apesar de a unidade ter sido considerada 100% digital há dois anos, pelo fato de os resumos processuais já terem sido migrados para o PJe, ainda restavam os processos sobrestados (arquivados ou suspensos) a se tornarem integralmente virtuais. Com a conclusão dos trabalhos, a unidade possui, atualmente, cerca de 10 mil processos, sendo todos digitalizados e virtuais.

O diretor de Secretaria da 10ª Vara Federal, Mardone Sarmento, relembra que, até atingir a completa virtualização, a unidade passou por algumas fases. “No primeiro momento, em 2018, digitalizamos e migramos para o PJe apenas os processos ativos em tramitação, sendo aproximadamente 3 mil ações. Depois, em 2019, 5.500 autos físicos do arquivo provisório foram migrados ao PJe, em atendimento à Resolução nº 06/2019, do Tribunal Regional Federal (TRF5). A partir de agora, com a digitalização de todo nosso arquivo provisório, encerramos um ciclo na unidade. O processo de papel é hoje uma peça no museu da 10ª Vara Federal.”, ressalta Mardone Sarmento, diretor de Secretaria.

A juíza federal Emanuela Mendonça Santos Brito enfatizou a importância da conquista. “Não é tarefa simples digitalizar quase 8 mil processos em três anos e manter a unidade em pleno funcionamento, evoluindo e cumprindo com celeridade seu papel institucional. Essa conquista representa um divisor de águas, contribuindo para uma prestação jurisdicional mais transparente, mais produtiva, mais célere e mais próxima da sociedade”, destacou.

A magistrada também agradeceu a toda equipe envolvida. “Gratidão a todos que contribuíram nesse processo de virtualização da unidade, especialmente aos nossos servidores, verdadeiros artífices dessa conquista”. A última etapa de trabalhos foi coordenada pelos servidores Luiz Veríssimo, Rodrigo Catão e Sócrates Porto, com auxílio dos estagiários Júlio Cazer e Laura Lucena.


Assessoria