quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Equipe Covid do Complexo de Patos participa de treinamento em parceira com o Cefor com aulas virtuais e presencial

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que integram a equipe do setor Covid do Complexo Hospitalar Regional Dep. Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) estão participando de uma capacitação, com aulas virtuais e presenciais, para melhorar ainda mais a assistência qualificada aos pacientes acometidos pelo coronavírus. O treinamento, realizado em parceria com o Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba - Cefor, denomina-se ‘Projeto de apoio as ações de Educação Permanente em Saúde para profissionais de saúde dos serviços hospitalares da PB’ e além dos profissionais de Patos, estão integrando esse módulo de capacitação funcionários de unidades de saúde estadual das cidades de Pombal, Piancó e Cajazeiras que também têm unidades referências para tratamento de pacientes com Covid-19.

O treinamento começou no último dia 17 e se estenderá durante as duas próximas semanas, com aulas às segundas e quintas-feiras, através da plataforma Google Meet. Nos dias seguintes as aulas ocorrem a aplicação do conhecimento revisado pelos profissionais envolvidos no projeto, dentro dos setores Covid onde eles atuam. No Complexo, 121 profissionais estão sendo treinados. Além das aulas, os participantes do curso ainda fazem acompanhamento pela plataforma Moodle para descrever os momentos vivenciados e trocar experiências adquiridas.

O conteúdo do curso incluiu tópicos como ‘Assistência ao paciente com Covid’, ‘Fisiopatologia do Covid-19 e Oxigenoterapia’, ‘Parada cardiorrespiratória e oxigenoterapia’, ‘Prevenção de lesão por pressão’, ‘Fisioterapia motora’ e ‘Ventilação não invasiva no Covid-19’. “Estamos recebendo um feedback muito positivo de toda a equipe que está participando deste projeto. Os momentos são de trocas de experiências entre os profissionais e supervisores de práticas e isso vai nos possibilitar melhorar ainda mais a assistência qualificada ao paciente acometido pela Covid 19 e que esteja sob nossos cuidados. A equipe está unindo teoria e prática, para que embasados tecnicamente desenvolvam as atividades de forma cada vez mais adequada”, afirma a gerente assistencial do Complexo de Patos, Aretusa Delfino.

 

Assessoria