segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Anísio Maia defende uma requalificação do Centro Histórico que valorize também a população que reside na área

Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Anísio Maia defende uma requalificação do Centro Histórico que valorize também a população que reside na área

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Anísio Maia (PT) destacou nesta segunda-feira, em que se celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, a importância de construir políticas públicas consistentes para a preservação e requalificação do Centro Histórico de João Pessoa e de outros bens históricos existentes na cidade.

Anísio Maia questionou a forma como o patrimônio histórico tem sido gerido, sem interlocução com a população que mora na área e sem estabelecer uma política pública permanente de restauração e ocupação. “A nossa cidade tem um dos conjuntos arquitetônicos mais importantes do país, que precisa de políticas públicas que fortaleçam a preservação patrimonial, o turismo e a moradia no Centro. Será que vamos ter que esperar o Centro Histórico ruir porque há gestores que só privilegiam a orla? Tem que ter cuidado e respeito por quem também vive no nosso Centro Histórico”, frisou.

O Centro Histórico de João Pessoa teve o reconhecimento nacional em 2007 com tombamento da área que totaliza em torno de 37 hectares e integra, aproximadamente, 700 edificações, além de ruas e praças que vão da área do Porto do Capim até as Trincheiras e Praça da Independência. Anísio Maia é o autor de lei de nº 9.731, de 04 de junho de 2012, que autoriza a alienação de bens imóveis que forem tombados ou desapropriados, mas que estavam abandonados. A lei autoriza a aquisição do imóvel por parte da iniciativa privada, que passa a ter a obrigação de realizar as obras de restauração e conservação com base nos pareceres do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – Iphaep.


Assessoria de Imprensa