terça-feira, 11 de agosto de 2020

Coligações e Fundo Eleitoral: no PSOL praticamos o que defendemos, afirma Tárcio Teixeira

Tenho orgulho da coerência e da construção democrática do nosso PSOL. Neste final de semana estive em reunião virtual do Diretório Nacional do PSOL, órgão partidário do qual tenho a alegria de ser membro, lá aprovamos importantes resoluções sobre eleições, entre elas as que dizem respeito ao Fundo Eleitoral e as Coligações.

A Direção Nacional do PSOL, com representação de todas as regiões do Brasil, decidiu que fica proibida toda e qualquer aliança com partidos integrantes da base do desgoverno Bolsonaro e da direita clássica que privatizou, retirou direitos e proporcionou o Golpe de 2016. Não se transforma a realidade cometendo os mesmos erros.

Os partidos possuem relativa autonomia na distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral, o PSOL vai partilhar esse recurso com base em sua coerência política, as negras e negros, mulheres, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, que saírem candidatas e candidatos nas eleições de 2020, receberão mais recursos que os demais. Democracia não é impor uma maioria, mas respeitar a diversidade e o desequilíbrio social.

Nas eleições de vereador é comum as pessoas tentarem separar pessoas de partidos, relações pessoais de políticas, votar na majoritária e esquecer o Legislativo Municipal. Espero que agora em 2020 isso mude, que seja dada a devida atenção para as eleições proporcionais, que saibamos que esses elementos (pessoas e partidos) são inseparáveis não “apenas” por questões ideológicas, mas por aspectos práticos da atuação parlamentar.

Que as eleitoras e os eleitores não votem em candidatos mergulhados em projetos verticalizados já conhecidos por suas características negativas e controlados por suas coligações e composições nas gestões municipais e estaduais. Acredito no voto em projetos construídos de forma coletiva por pessoas. É hora de virar o Legislativo Municipal!


Tárcio Teixeira

Presidente do PSOL/PB