quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Centro de Conciliação da JFPB reforça atendimento em todo o estado

Para atingir objetivo, a equipe Cejusc, com base em João Pessoa, tem utilizado as ferramentas “Concilia Net” e “Atermação Virtual das Reclamações Pré-Processuais (RPPs)”  

O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), sediado em João Pessoa, vem reforçando o atendimento a todas as Subseções Judiciárias localizadas no interior do estado, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Para atingir esse objetivo, o centro de conciliação ampliou a abrangência de dois projetos pioneiros: o “Concilia Net” e a “Atermação Virtual das Reclamações Pré-Processuais (RPPs)”. O primeiro possibilita a realização de audiências por meio de chamadas de vídeo pelo aplicativo WhatsApp, enquanto que o segundo favorece o questionamento pré-processual dos auxílios emergenciais negados na via administrativa.

Em razão da necessidade de distanciamento social, o “Concilia Net”, até então utilizado apenas em João Pessoa, passou a ser requisitado pelas Subseções Judiciárias, a exemplo das unidades de Patos, Monteiro e Sousa. “São várias ações envolvendo matérias previdenciárias, incluindo as que envolvem aposentadoria por idade rural, pensão por morte e salário-maternidade, além dos pedidos de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez”, acentuou o supervisor do Cejusc, Marconi Araújo. Em Patos, a fase de ajustes está sendo finalizada para a realização das audiências.

Atermação Virtual de RPPs

A modalidade de ingresso das Reclamações Pré-Processuais, diretamente pelo site da Justiça Federal na Paraíba (www.jfpb.jus.br), visando proporcionar ao cidadão que teve o benefício de auxílio emergencial negado, tem gerado solicitações também no interior do estado. Trata-se de uma oportunidade de tentativa de acordo com a União, antes que o caso seja transformado em ação judicial. Ao todo, incluindo as RPPs de João Pessoa, já são mais de 500 pedidos protocolados em menos de um mês, com a ferramenta desenvolvida pelo Escritório de Inovação da JFPB.

Os interessados, ao acessar o site da JFPB, devem buscar o banner “Auxílio Emergencial” e, na sequência, clicar em “Reclamação Pré-Processual (RPP)”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 2108-4240.  


Assessoria de Comunicação

Justiça Federal na Paraíba - JFPB