sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ricardo Coutinho é diplomado pelo TRE-PB como governador da Paraíba e afirma “Eu vim para mudar”

POLÍTICA - Queria deixar um grande abraço ao senador eleito Cássio Cunha Lima”. Com essa frase, o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) iniciou o seu discurso, logo após ser diplomando no início da noite desta sexta-feira (17), numa demonstração de solidariedade ao ex-governador tucano, que foi eleito o senador mais votado das eleições deste ano na Paraíba, mas que não pôde ser diplomado em virtude do indeferimento de sua candidatura na Justiça Eleitoral.


O evento aconteceu na Estação Cabo Branco e contou com a participação dos 86 políticos que foram diplomados pelo resultado nas eleições de outubro. A certificação emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) atende os deputados estaduais eleitos e mais três suplentes da cada partido ou coligação, deputados federais, dois senadores e seus suplentes, além do governador e seu vice.

O senador eleito Wilson Santiago (PMDB) foi vaiado no momento da diplomação. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador Genésio Gomes Pereira Filho, teve que intervir. Uma outra parte da plateia aplaudiu a diplomação do peemedebista, que foi o terceiro senador mais votado durante as eleições deste ano.


Após a cerimônia o governador eleito, Ricardo Coutinho (PSB), discursou para o público que estava acompanhado a solenidade. “Quero construir uma nova alternativa para o desenvolvimento sustentável do estado. A partir de janeiro, eu e Rômulo (Gouveia, vice-governador diplomado) vamos convidar todos os setores produtivos e políticos da Paraíba para discutir a economia. O Estado precisa ser parceiro desse setor produtivo”, enfatizou.


Os diplomas foram assinados pelo presidente do TRE-PB. Para definir os nomes dos candidatos, o Tribunal precisou fazer a retotalização dos votos, já que decisões judiciais liberaram as candidaturas de alguns políticos, como o deputado estadual Márcio Roberto (PMDB).


Segundo o coordenador da secretaria judiciária do TRE-PB, Renan Ramos Régis, “a diplomação é um ato formal, exigido pela legislação eleitoral que atesta que o candidato tem plenas condições para o exercício da função para qual foi eleito”. Ascom