terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ricardo Coutinho divulgou na tarde de hoje, segunda (20), os nomes de três secretários e seus respectivos executivos

PARAÍBA - O governado eleito Ricardo Coutinho divulgou em seu micro-blog Twetter seis nomes do quadro do secretariado que farão parte do seu governo a partir de janeiro 2011.

Numa seqüência correspondente:

Secretaria Estadual da Educação: 1º) Fernando Abath Cananéia (professor), como Secretária Executiva a Professora (abaixo) Márcia Lucena;

Secretaria Estadual da Saúde: 2º) Dr. Mário Toscano (cardiologista), na Secretaria Executiva (abaixo) Dr. Waldson de Souza (cirurgião dentista);

Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano: 3ª) Maria Aparecida Ramos (professora) e, atual diretora do CCHLA – Secretaria Executiva (abaixo) Edina Wanderley (ex-deputada).


O governador eleito da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), ao lado do Vice-governador, Rômulo Gouveia (PSDB), apresentou mais uma equipe para compor as Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Humano, além de revigorar seu compromisso com o equilíbrio financeiro do Estado. A apresentação foi feita na tarde desta segunda-feira (20), através de entrevista coletiva realizada nas dependências do escritório de transição, situado no bairro de Mangabeira, em João Pessoa e transmitida ao vivo pela internet.

Para a Secretaria de Saúde, a opção de Ricardo Coutinho foi pelo cardiologista Dr. Mário Toscano, que terá Waldson de Souza como Secretário Executivo. O professor Fernando Abath Cananéa foi o escolhido para a Secretaria Estadual de Educação, tendo a professora Márcia Lucena como Secretária Executiva. A professora Cida Ramos, atual diretora do CCHLA da UFPB, por sua vez, foi convidada a assumir a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano, tendo a ex-deputada Edina Wanderley na Executiva.

Segundo Ricardo Coutinho, sua gestão será marcada pelo cumprimento de metas, estabelecendo um diálogo com os setores por áreas de atuação, dinamizando os processos de aplicação de Políticas Públicas. Ele ainda justificou suas escolhas para as Pastas e garantiu pôr em prática seus compromissos de campanha, ponderando sobre a necessidade de se garantir o equilíbrio financeiro do Estado.

“Nossa intenção é colocar em prática o que dissemos na campanha, mas precisamos trazer equilíbrio financeiro ao Estado antes disso. Pretendo tratar a Paraíba como um todo, mas agindo setorialmente nas áreas de atuação. Não adianta ter boa Saúde, sem uma boa Educação. Para que haja essa relação, escolhemos as seis pessoas que consideramos qualificadas e que atendiam aos nossos requisitos para atingir as metas que imaginamos. Acreditamos que este é o melhor caminho para Paraíba”, pontuou Coutinho.

Os problemas da Saúde na PB – O novo secretário da Saúde informou que já está se inteirando da situação da Saúde no Estado. Segundo Mário Toscano, é preciso resolver os problemas imediatos desta pasta e garantir o atendimento à população.

“Estamos nos inteirando dos inúmeros problemas que a Saúde apresenta. É preciso melhorar o atendimento, a remuneração dos profissionais, a qualidade dos aparelhos. Até a falta de medicamento e de materiais hospitalares é evidenciada. Nossa intenção é a reversão deste quadro sem que a população sofra com esta mudança de postura”, ressaltou.

Redução dos índices de analfabetismo – Para o secretário de Educação recém-apresentado, uma de suas prioridades será a redução dos índices de analfabetismo. Segundo ele, é preciso buscar o equilíbrio entre governo e magistério e planejar metas.  “Como paraibano, me sinto orgulhoso desta missão e como pedagogo, me sinto desafiado. Uma grande fatia da nossa população acima de 15 anos e abaixo de 17 anos, não chega a completar quatro anos de escolaridade. É difícil trabalhar em esses índices. Nosso desafio é imenso. Para resolver estes desafios, vamos resgatar as políticas de Estado e não de governo”, frisou.

Metas para o Desenvolvimento Social – Em seu discurso, a professora Cida Ramos assinalou a necessidade de se congregar a Economia do Estado ao Desenvolvimento Social, bem como à Saúde e Educação. Para ela, cada Secretaria deve ser tratada de maneira individual e coletiva, objetivando uma melhora social no Estado.

“Não podemos ter Desenvolvimento Humano e Social sem Desenvolvimento Econômico. Vamos nos atrelar e nos articular, como Ricardo sempre pontuou em sua campanha, às metas que serão estabelecidas. Vamos, sob o comando do Governador eleito, levar à Paraíba o desenvolvimento de sua economia, sobretudo com Politicas Sociais consistentes e abrangentes, na tentativa de diminuir as desigualdades sociais. Estamos aqui para mudar a Paraíba e trazer Desenvolvimento Social”, completou. Da redação com Ascom