domingo, 5 de dezembro de 2010

Apressados; Coordenadora do SAMU na Paraíba culpa “imprensa” e diz que unidade foi inaugurada de maneira precipitada em Cajazeiras

Veja como ficou o novo Folha VIP!
 
Continue acessando o nosso blog, mas veja também www.folhavipdecajazeiras.com.br um portal de notícias dinâmico.

CIDADES - Segundo afirmações da coordenadora do SAMU na Paraíba, que prestou entrevista para uma emissora de rádio de Cajazeiras onde falou: “Para o SAMU funcionar tem que obedecer todas  as prerrogativas da Portaria 2970, além do termo de doação que é autorizado pelo próprio Ministério da Saúde, o problema é que alguns municípios vêm enfrentando dificuldades financeiras, e para funcionar bem o  serviço é preciso liberação de verbas para os municípios”.

Dra. Alana Soares Barreto disse ainda, que a inauguração do SAMU de Cajazeiras, só aconteceu pela pressão da imprensa (as emissoras com contratos publicitários com á Prefeitura e o Estado), já que nenhum prefeito pode inaugurar a central de regulação sem o Termo de Doação, porém vez por outra a Secretaria de Saúde e Comunicação Institucional do Município enviavam notas ás emissoras contratadas para serem feitas as referidas divulgações das de inaugurações que eram adiadas ao sabor do vento. Adotando essa prerrogativa o Ministério (qual Ministério?) autorizou a inauguração do SAMU em Cajazeiras.
O problema de Cajazeiras ainda continua, pois, nenhum município recebeu ainda o Termo de Doação e por isso não poderá ser feita a lacração e emplacamento dos veículos.

EMPLACAMENTO – O problema das viaturas do SAMU, de não estarem emplacadas depende somente do Ministério da Saúde liberar o TD, termo de doação. Já que o Ministério é o proponente só ele tem autorização para a liberação de emplacamento. Hoje o documento disponibilizado como garantia aos municípios é só a Nota Fiscal. Enquanto não for liberado o Termo de Doação pelo Ministério da Saúde as ambulâncias não poderão ser emplacadas.

COMUNICAÇÃO INEFICIENTEDra. Alana falou que atualmente está existindo um problema na comunicação via rádio da Sede Cajazeiras com outros municípios, já que a qualidade de transmissão não é perfeita e que o problema maior está na antena de transmissão, já em alguns municípios que ficam localizados em certa altitude, e  muitas vezes as serras atrapalham, mas o problema poderá ser resolvido aos poucos. A responsabilidade pela questão do serviço prestado é de cada um dos municípios envolvidos no consórcio, e só receberão os recursos quando houver habilitação do serviço.

FUNCIONAMENTO PRECÁRIO NOS MUNICIPIOSAlana informou ainda, que faltam os municípios  terem inteiração com o setor de regulação de Cajazeiras.

Informações dão conta que  o radio tronco está funcionando apenas nos municípios onde os prefeitos adquiriram o equipamento para instalação do rádio e ampliar a cobertura, já outros municípios estão com dificuldades financeiras e aguardam liberação de recursos para colocar o serviço em funcionamento de uma vez por todas.

Da redação com Rádio Oeste