terça-feira, 21 de dezembro de 2010

José Maranhão inaugura auditório e galeria no prédio do Iphaep


Solenidade no Iphaep
Governador ressalta missão do Iphaep de preservar a memória da Paraíba
O governador José Maranhão entregou, na tarde desta segunda-feira (20), o auditório e a galeria dos ex-presidentes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba - IPHAEP, ressaltando a missão do órgão que é defender e preservar a memória da Paraíba. Lembrou que o governo federal, assim como faz com a área do meio-ambiente, também deveria liberar recursos para atender as familias que não dispõem de recursos para a preservação de suas casas de reconhecido valor histórico.


Ele agradeceu o trabalho do grupo de servidores do Instituto, que tem se dedicado a conscientizar as pessoas para a importância de preservar o patrimônio histórico. “A preservação é uma forma de se fazer história. O trabalhol executado será reconhecido pelas futuras gerações”, afirmou. A vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, o secretário da Educação e Cultura, Francisco Sales Gaudêncio, o primeiro presidente do IPHAEP, Linduarte Noronha, e vários outros ex-presidentes do órgão participaram do evento.


Os ex-presidentes do IPHAEP que tiveram seus retratos apostos na galeria são: Linduarte Noronha, Edvanira Toscano de Moraes, Eulina Almeida Nóbrega, Rui César de Vasconcelos leitão, Sales Gaudêncio, Itapuan Bôtto Targino, José Octávio de Arruda Melo, Silvia Regine Rocha, Luciana Martins e Damião Cavalcanti, que atualmente dirige o órgão.


Criado em 1971, o IPHAEP com sede na Avenida João Machado, em João Pessoa, passou por uma obra de restauração, que custou mais de R$ 100 mil. E ganhou um auditório com capacidade para 80 pessoas, que será utilizado em cursos e palestras que visem a formação de agentes de preservação patrimonial.


O diretor do órgão Damião Cavalcanti disse que o casarão vinha apresentando problemas na estrutura, desde rachadura até falta de pintura. “Mas entendemos que o exemplo de preservação deve começar em casa e, durante todo o ano de 2010, trabalhamos na recuperação dos antigos pisos, tetos, paredes e cobertas, além da ampliação das redes elétrica, de telefonia e logística”.

José Nunes, com fotos de João Francisco, da Secom