sábado, 25 de dezembro de 2010

Juiz anula eleição da Câmara de Vereadores da cidade de Monte Horebe no Sertão paraibano

POLÍTICA - Exclusivo - O juiz Eleitoral da Comarca de Conceição – Dr. José Irando Sobreira Machado que responde em caráter substitutivo pela Comarca de Bonito de Santa Fé anulou a eleição da Câmara Municipal de Vereadores de Monte Horebe por entender da necessidade de uma nova eleição naquela Casa Legislativa.

Com a morte prematura do vereador Francisco Vaniere Barreiro da Silva, 38 anos, ocorrida no último sábado (18), quem assumirá sua vaga será o suplente de vereador Pedro Pereira de Medeiros (DEM) conhecido Poe “Pedro de Bebeu”. Na ocasião da cassação do ex-vereador e presidente da Mesa – José Nilton Dantas (DEM) assumiu o vereador Unias de Almeida Junior (PDT) (foto). Com a nova súmula do STF através do ministro Gilmar Mendes, ficou determinado que a posse do substituto no caso semelhante a cargo do legislativo assumirá o candidato mais votado do partido e não mais da coligação por entender por a vaga pertencer ao partido e não a coligação.

Porém, o 2º suplente do (DEM), Geraldo Leite de Sousa (DEM), “Quinco do Bar” como é conhecido ficou insatisfeito por permanecer de fora, pois, segundo entendimento próprio a vaga pertence ao partido e não a coligação. O referido suplente contratou um renomado advogado cajazeirense para dar entrada nesta segunda-feira (27) com pedido de liminar na Comarca de Bonito de Santa Fé, para anular a posse do vereador Unias de Almeida Junior (PDT), para afastar definitivamente do cargo de vereador daquela cidade.

O atual presidente da Câmara Municipal de Monte Horebe – vereador Francisco Pessoa de Abreu “Chico Pessoa” terá que convocar de imediato o suplente “Pedro de Bebeu”, para tomar posse na vaga deixada por Francisco Vaniere (DEM). A nova eleição da Câmara Municipal de Monte Horebe só poderá acontecer após a posse do suplente de vereador Pedro Pereira de Morais (DEM), completando assim, os nove vereadores, numero legal daquela Casa legislativa, conforme regimento interno.

O vereador José Luciê Dias de Sousa (PDT) irá concorrer á nova eleição. É bom lembra que Luciê foi o parlamentar-mirim mais votado nas últimas eleições daquela cidade. Da redação