quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Chico César: “Vamos retomar o FIC e criar o Empreender Cultural na Paraíba”

CULTURA - “A secretaria de cultura deve funcionar como uma caixa acústica que vai reverberar as discussões sobre política no Estado”, afirmou o diretor da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e futuro secretário de cultura do Estado, Chico César, durante entrevista nessa quinta-feira (23) do programa Paraíba Agora da rádio 101 FM.

Para que essa caixa acústica funcione, o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) vai ter que criar a secretaria a partir do próximo ano. O socialista já garantiu que isso não deve onerar ainda mais a receita prevista para o Estado e na entrevista o futuro secretário garantiu que tão logo assuma vai começar a desenvolver políticas públicas que já estão sendo discutivas com coletivos de arte em todo Estado.

Dentre as políticas destacadas por Chico estão a retomada e reorganização do Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos e a criação do “Empreender Cultural”. O produtor cultural teria a oportunidade de pegar empréstimos no governo do Estado para desenvolver seus projetos. A ideia é semelhantes ao Empreender JP, desenvolvido em João Pessoa para financiamento de micro e pequenos empresários.

Outra experiência da capital que deve ser levada ao Estado é o que ele caracterizou como apoio à tradição e a cultura popular. Questionado por um ouvinte sobre o São João de João Pessoa, ele deixou clara sua posição sobre o chamado “forró de plástico” e a música sertaneja. Disse que “não temos nem bons olhos, nem bons ouvidos. Temos que deixar que algumas coisas o mercado tome de conta, mas sem discriminar ninguém!”.

Reconhecer os nichos produtivos e estimular o intercâmbio de ideias foi outra propostas apresentada pelo atual diretor da Funjope. Ele defendeu que o governo estabeleça parcerias com o “sistema S” para estimular o fomento de políticas, ações e programas. Chico disse acreditar que a cultura deve ser vista como economicamente viável e uma das formas de garantir isso é “estimulando o turismo e a retomada de eventos culturais em nível de Estado. Vamos fortalecer o Fenart e queremos que ele alcance toda Paraíba”, concluiu.

Sobre os trabalhos na Funjope, ele fez um balanço positivo “acho que a gente conseguiu crescer muito.Formalizamos parcerias com a Funart, fizemos um outubro do teatro maravilhoso, agosto das letras, novembro da dança”. Com essas menções ele rebateu algumas críticas que recebeu sobre o fato de apenas promover ações artísticas relacionadas à música. Falou também do apoio a Festa das Neves, o carnaval tradição e outras atividades de cultura popular na cidade.

Por Jocélio Oliveira