segunda-feira, 7 de junho de 2021

"Era assim que a gente tratava a agricultura familiar" alfinetou Anísio Maia

O deputado Estadual Anísio Maia participou, nesta segunda-feira (7), no Centro de Convenções, em João Pessoa, da entrega de 49 kits para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A solenidade foi conduzida pelo Governador João Azevedo, e contou com a participação de diversas autoridades, o evento foi restrito em virtude das recomendações de saúde para evitar a propagação da covid-19.

“Era assim que a gente tratava a agricultura familiar, com muito recurso, com investimento, com capacitação, com toda a atenção necessária. Infelizmente isso acabou, e com os atuais cortes para esse setor a situação está ainda mais difícil”, alfinetou Anísio Maia.

Os kits, que serão entregues em 84 municípios, são compostos de 49 caminhões, sendo 39 refrigerados e 10 de carga seca, freezer horizontal, vertical, balança de piso, balança eletrônica, computadores, pallets e monoblocos. Esse convênio foi realizado a partir da Compra com Doação Simultânea (PAA/CDS) e teve a contrapartida de R$420 mil do governo do estado. “Esse convênio foi do tempo do Governo da Presidenta Dilma, em 2013, e estava parado desde o golpe de 2016, foi o Governador João Azevedo e a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado que o recuperou.", comentou o Deputado.

Segundo Tibério Limeira, Secretário do Desenvolvimento Humano, “O objetivo final do programa é fazer com que o alimento de qualidade da agricultura familiar chegue nas mesas das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza", finalizou o secretário.

Anísio Maia pontuou que no atual Governo Federal, não existem investimentos consideráveis no setor, e destacou que na verdade houve corte de orçamento este ano. “No Governo Bolsonaro o que existe é o descaso com os e as agricultoras familiares. Porém hoje no meio do caminho pudemos respirar esperança com essa introdução de investimento na cadeia da agricultura familiar do Estado”, comentou o parlamentar.

“Esse projeto surgiu a partir da discussão com os territórios e movimentos rurais. Avançamos muito nessa questão da agricultura familiar”, destacou o atual secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Bivar Duda.

Segundo o Deputado Federal Frei Anastácio, esses kits chegaram hoje à Paraíba, para servir aos pequenos agricultores familiares tradicionais, onde sua produção será vendida diretamente ao Estado, às prefeituras e associações.

 “Como disse o Governador João Azevedo, essa ação foi possível graças à atuação de todos os setores do Estado: Executivo, Legislativo e Judiciário. É importante, principalmente nesse momento, trabalharmos juntos pela população. Esses kits vão beneficiar diretamente a agricultura familiar ``, finalizou o Deputado Anísio Maia.


Assessoria