quinta-feira, 17 de junho de 2021

JFPB e Unipê irão ampliar parcerias nas áreas de Direito e Tecnologia da Informação

O objetivo é desenvolver soluções de inteligência artificial nas áreas jurídica e administrativa da Seccional

O diretor do Foro da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), juiz federal Manuel Maia, recebeu em seu gabinete, na última terça-feira (13), na sede do órgão em João Pessoa, a reitora do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), professora Mariana Brito. Na ocasião, eles discutiram sobre a ampliação do acordo de cooperação do Escritório de Prática entre a JFPB e o Unipê, com a inclusão dos estagiários do curso de Tecnologia da Informação, além dos de Direito já existentes. O objetivo é que os alunos desenvolvam soluções de inteligência artificial nas áreas jurídica e administrativa do órgão.

Além da reitora e do diretor do Foro, também participaram da reunião os juízes federais Sérgio Murilo Queiroga, vice-diretor do Foro, e Bruno Teixeira de Paiva, coordenador do Escritório de Inovação(EI), além do diretor da Secretaria Administrativa da JFPB, Albertino Pierre. Estiveram presentes, por parte do Unipê, o coordenador do curso de Direito, Arthur Souto, o coordenador adjunto do curso, Antônio Toscano, e a coordenadora de estágio institucional e convênios, Giselly Lima.

Durante a visita, foram apresentadas as futuras instalações do Escritório de Prática Jurídica do Unipê, no edifício-sede da JFPB. O grupo também conheceu os espaços do Escritório de Inovação, na Subsede do órgão, localizada no Edifício DCT, onde atuarão os estudantes de Tecnologia da Informação. “Um dos planos é a criação de um aplicativo de celular para o PJe, no intuito de facilitar o acesso ao sistema processual, além do fomento a outros softwares”, afirmou o juiz federal Bruno Teixeira de Paiva.

Residência na JFPB

Ainda na reunião, foi discutido um projeto para instituir uma Pós-Graduação em Residência de Tecnologia da Informação e em Direito do Unipê em imersão na JFPB, com a missão de desenvolver pesquisa, inovação e soluções para os mais diversos setores da Seccional, proporcionando melhorias nos métodos de trabalho da Instituição. “Queremos aprimorar os trabalhos do Escritório de Inovação envolvendo o corpo docente e os alunos da Universidade”, afirmou o coordenador do EI.


Seção de Comunicação Social

Justiça Federal na Paraíba - JFPB