A palestrante é economista, graduada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), além de ter atuado como coordenadora da Central de Projetos da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, atendendo a empresas inovadoras na elaboração de projetos e captação de recursos de 1993 a 2007 e de 2013 a 2016.
De acordo com o presidente da Sucesu-PB, Tarcísio Ferreira Grilo Júnior, após este evento será realizada, em data a ser definida, uma oficina de elaboração de projetos para atender a editais de inovação tecnológica e habilitar as empresas a captar recursos em editais não reembolsáveis.
“Os associados da Sucesu-PB contarão com inscrição gratuita nesta oficina com duração de 4 horas. Depois, ofereceremos uma consultoria individualizada para elaboração de um projeto, com duração de aproximadamente 10 horas de mentoria assistida. Todos os detalhes sobre a oficina e mentoria serão explanados na palestra do próximo dia 15”, disse.
Segundo Tarcísio, o projeto surgiu a partir da identificação de um problema em torno deste tema. “Tendo o planejamento como requisito primário, elaborar um projeto é, antes de qualquer coisa, prover recursos no sentido de fornecer soluções, transformando ideias em algo concreto”, considerou.
Os projetos permitem alinhar as estratégias e desdobrá-las em ações para todas as áreas da empresa. Mais do que uma sequência de passos, um projeto precisa de outras características, como um bom planejamento e gerenciamento.
O presidente da Associação dos Usuários de Tecnologia da Paraíba destacou que a grande maioria das empresas resolve escrever um projeto quando tomam conhecimento de algum edital ou chamada pública. “O tempo e os recursos, muitas vezes, são poucos, resultando em projetos mal escritos e pouco relevantes. Pensando nisso, e para estimular as empresas a possuírem uma carteira de projetos interessantes, resolvemos promover esse momento”, comentou.
Assessoria