terça-feira, 29 de junho de 2021

Nova aérea ITA promete mais espaço e bagagem grátis

Nesta primeira fase, a ITA voará para oito cidades brasileiras: SP, Brasília, BH, Porto Alegre, Porto Seguro, RJ, Salvador e Curitiba

Em um voo inaugural apenas para convidados e executivos da empresa, a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) realizou hoje, às 10h sua primeira decolagem com passageiros que viajaram de São Paulo a Brasília a bordo do Airbus A320. A nova aérea chega ao mercado com a promessa de menos assentos, despacho de bagagem gratuito e refeições a bordo, assim que essas forem novamente permitas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nesta primeira fase, a ITA voará para oito cidades brasileiras: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Porto Seguro, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba.

Os voos serão realizados por aeronaves com capacidade para transportar até 162 passageiros. São 18 assentos a menos em relação à configuração máxima do modelo da Airbus. Assim, as aeronaves da ITA foram customizadas e reconfiguradas para possibilitar mais espaço entre as poltronas – o que faz com que todas as fileiras de assentos estejam dentro dos padrões da categoria A do selo Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de conforto. Os passageiros terão entre 79 cm e 107 cm de espaço, dependendo da localização do assento dentro da aeronave.

O Aeroporto Internacional de Brasília será um dos hubs principais da nova empresa área, juntamente com Guarulhos e Galeão, o que foi comemorado pela secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça. “Nós temos agora um hub fortíssimo para o turismo interno. A nossa capital é uma janela de entrada para o Brasil e agora, com a chegada da ITA, nós vamos fortalecer esses destinos regionais”, declara Vanessa.

Recuperação Judicial

A companhia de transportes inicia sua operação em um momento financeiro delicado – o grupo passa por um processo de recuperação judicial e com dívidas tributárias de quase R$ 2 bilhões e a perda de clientes das companhias aéreas globais por causa das restrições da pandemia de coronavírus. Além da ITA, o grupo tem outras seis empresas, sendo quatro de transporte, que também enfrentam queda de faturamento diante dos impedimentos ao turismo.

“Nós já cumprimos o prazo da recuperação judicial e encaminhamos o pedido à justiça para que se encerre o processo”, informou o presidente do grupo, Sidnei Piva, em coletiva à imprensa no Aeroporto Internacional de Brasília.


Jornal de Brasília