quarta-feira, 2 de junho de 2021

Após se tornar o ponto mais conectado do mundo, Fortaleza se prepara para receber outros dois cabos submarinos neste ano

Nesta última terça-feira, 1°, a capital cearense recebeu o 16° cabo submarino. E agora se prepara para receber outras duas conexões, para os EUA e Oceano Índico, via África do Sul

Após receber o 16° cabo submarino nesta terça-feira, 1°, e se tornar o ponto mais conectado do mundo, Fortaleza deverá receber outros dois cabos de fibra óptica South Atlantic Express (SAEx1), que deverão ser instalados ainda neste ano pela Alcatel.

Os dois cabos, SAEx1 e SAEx2, conectarão Fortaleza, África do Sul, Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha e Estados Unidos e ao mercado do Oceano Índico. A estrutura será feita pela Alcatel Submarine Networks.

Segundo a empresa responsável pelo cabo, o SAEx1 será executado inicialmente da Cidade do Cabo, na África do Sul, de onde segue para Fortaleza. Na capital cearense, o equipamento será conectado a um sistema parceiro que fornece acesso à costa leste dos Estados Unidos.

De acordo com a companhia, o SAEx1 irá fornecer capacidade e redundância para atender à demanda de mercados que demandam banda ultra-larga em todo o Atlântico, melhorando o papel da conectividade digital no desenvolvimento econômico regional.

“O SAEx1 apresentará um mínimo de seis pares de fibra com uma capacidade combinada mínima de 108 Tbps e será o único sistema que conecta a África do Sul diretamente aos EUA”, diz a empresa. Adicionado ao link de par de fibra do sistema parceiro de Fortaleza, a segunda linha oferecerá uma conexão transatlântica que se conectará ao mercado do Oceano Índico, por meio de uma segunda fase, que ligará a África do Sul à Ásia (SAEx2).


Focus