terça-feira, 27 de abril de 2010

Em nota, Ciro diz que decisão do PSB é 'erro tático'

PSB decidiu não apresentar candidatura à Presidência da República. Deputado diz que aceita decisão, mas critica 'donos da verdade'.

POLÍTICA: 27/04/2010 - O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) divulgou  nota em seu site na noite desta terça-feira (27) em que afirma considerar um "erro tático" a decisão do PSB de não lançar candidatura à Presidência da República.

A posição, sacramentada em reunião da Executiva do partido, em Brasília, acaba com as esperanças do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) de concorrer ao Planalto nas eleições de outubro.

"A cúpula de meu partido, o PSB, decidiu-se por não me dar a oportunidade de concorrer à Presidência da República. Esta sempre foi uma das possibilidades de desdobramento da minha luta. Aliás, esta sempre foi a maior das possibilidades. Acho um erro tático em relação ao melhor interesse do partido e uma deserção de nossos deveres para com o país", escreveu.

No texto, intitulado "Ao rei, tudo, menos a honra", Ciro afirma que aceita a posição do partido, mas diz que uma democracia não se faz com "donos da verdade".

"Quero afirmar que uma democracia não se faz com donos da verdade e que, se minhas verdades não encontram eco na maioria da direção partidária, é preciso respeitar e submeter-se à decisão. É assim que se deve proceder mesmo que os processos sejam meio tortuosos, às vezes."

'Namoro' com o PT e críticas

A decisão do PSB coloca fim a um processo que começou com a possibilidade de Ciro fazer uma aliança com o PT em São Paulo e disputar o governo estadual. O deputado federal do PSB sempre disse que pretendia disputar a Presidência da República, mas não colocava ponto final na tentativa de acordo com os petistas.

Numa sinalização ao PT, ele chegou a transferir o domicílio eleitoral para São Paulo, o que permitiria que se candidatasse no estado, mas manteve a decisão de concorrer à Presidência da República.
Sem acordo, o PT paulista passou a discutir a candidatura própria, e, no último fim de semana, lançou o senador Aloizio Mercadante como pré-candidato ao governo.

Nos últimos dias, Ciro utilizou seu site para pressionar o partido por uma definição. Ele chegou a postar um artigo questionando o que o PSB queria dele. O deputado também passou a criticar o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem acusou de suposta interferência no processo decisório do PSB.

"Tenho profundo carinho, respeito e amizade pelo presidente Lula mas ele está errado porque está popularíssimo, ele está no céu merecidamente porque faz um grande governo que beneficia o Brasil e o povo, mas não tem ninguém para dizer nada a ele, ele está perdendo a humildade, sem dúvida nenhuma", disse numa entrevista ao SBT, na semana passada. G1