segunda-feira, 26 de abril de 2010

Candidatos disputam votos na Internet





POLÍTICA: 26/04/2010 - Um total de 131.883.788 devem ir às urnas, no dia 03 de outubro, para escolher o novo presidente da República, governadores, senadores, além de deputados estaduais e federais. A largada oficial para a campanha só será dada no dia 06 de julho, mas os pré-candidatos a cargos do Executivo já se movimentam na rede mundial de computadores em busca da simpatia e dos votos dos internautas.

A Internet promete ser a nova sensação das eleições de 2010 no Brasil. Quatro meses antes do resultado do primeiro turno, os marqueteiros e os próprios candidatos, inspirados no sucesso da campanha presidencial de Barack Obama, que, em 2008, utilizou todo o potencial da rede na conquista de votos, tentam importar para a terra Tupiniquim esta nova fórmula de propaganda política.

Para o cientista político Leonardo Barreto, a importância da Internet nas eleições brasileiras está atrelada à ampliação do número de usuários. Porém, é prematuro afirmar que a rede terá a mesma importância que nas eleições dos Estados Unidos em 2008.

Barreto acredita que, em 2010, não surgirão no Brasil campanhas vencedoras no âmbito da Internet. De acordo com ele, a rede é um meio complementar, cada vez mais importante e ganha mais espaço na medida em que mais pessoas acabam acessando o espaço virtual.

"Quando a gente compara a nossa realidade com a americana, a gente tem dificuldades importantes: a primeira é o percentual de pessoas que tem acesso à Internet. No caso dos Estados Unidos, esse percentual já ultrapassa a casa dos 95% enquanto que aqui no Brasil a gente ainda não chegou aos 50%", avaliou Barreto.


Fonte: DN