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POLÍTICA: 26/04/2010 - Um total de 131.883.788 devem ir às urnas, no
dia 03 de outubro, para escolher o novo presidente da República,
governadores, senadores, além de deputados estaduais e federais. A
largada oficial para a campanha só será dada no dia 06 de julho, mas os
pré-candidatos a cargos do Executivo já se movimentam na rede mundial de
computadores em busca da simpatia e dos votos dos internautas.
A Internet promete ser a nova sensação das eleições
de 2010 no Brasil. Quatro meses antes do resultado do primeiro turno, os
marqueteiros e os próprios candidatos, inspirados no sucesso da
campanha presidencial de Barack Obama, que, em 2008, utilizou todo o
potencial da rede na conquista de votos, tentam importar para a terra
Tupiniquim esta nova fórmula de propaganda política.
Para o cientista político Leonardo Barreto, a
importância da Internet nas eleições brasileiras está atrelada à
ampliação do número de usuários. Porém, é prematuro afirmar que a rede
terá a mesma importância que nas eleições dos Estados Unidos em 2008.
Barreto acredita que, em 2010, não surgirão no
Brasil campanhas vencedoras no âmbito da Internet. De acordo com ele, a
rede é um meio complementar, cada vez mais importante e ganha mais
espaço na medida em que mais pessoas acabam acessando o espaço virtual.
"Quando a gente compara a nossa realidade com a americana, a gente
tem dificuldades importantes: a primeira é o percentual de pessoas que
tem acesso à Internet. No caso dos Estados Unidos, esse percentual já
ultrapassa a casa dos 95% enquanto que aqui no Brasil a gente ainda não
chegou aos 50%", avaliou Barreto.
Fonte: DN |
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