domingo, 25 de abril de 2010

Candidatos tentam invadir escola e causam tumulto durante concurso

CONCURSOS: 25/04/2010 - Tumulto na entrada do Colégio Geo Sul, um dos locais de provas para o concurso da saúde da Prefeitura de João Pessoa, que está sendo realizado hoje, domingo (25). Cerca de 20 candidatos chegaram ao local depois do fechamento do portão e tentaram invadir a escola. Eles garantem que o acesso foi restringido cinco minutos antes do horário limite previsto no edital.

Pelas regras do concurso, os candidatos eram obrigados a chegar nos respectivos locais de prova 15 minutos antes do início das provas, marcada para às 9hs00. O horário limite para entrar na escola, portanto, seria 8hs45, mas os candidatos dizem que às 8hs40 os portões já estavam fechados.

“Os portões foram fechados antes do prazo e muita gente ficou de fora. Tudo isto provocou revolta naqueles que não conseguiram fazer a prova e a verdade é que a confusão foi grande. Muita gente que veio de outros estados não entrou”, denuncia Daniel Manoel, noivo de uma das candidatas que não entrou no prédio. “Posso garantir que cheguei a tempo, mas os portões já estavam fechados”, lamenta.

O tumulto foi tão grande que até a polícia foi acionada. Segundo o Centro Integrado de Operações Policiais, uma viatura da Polícia Militar foi enviada ao Geo depois que muitos “candidatos-retardatários” tentaram invadir a escola.
De acordo com a versão policial, “os candidatos que chegaram atrasados faziam muita bagunça, batiam nos portões da escola e tentavam entrar à força no local”.

Já para o coordenador-geral da Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP), Sebastião Rodrigues, que é responsável pelo concurso, o fechamento dos portões aconteceu na hora certa. “O procedimento de fechar os portões do local de prova atende a um padrão rígido, que impossibilita que isto aconteça antes da hora. O horário é registrado em ata e diante de dois candidatos que servem de testemunhas”, resumiu.

O concurso

Cerca de 30 mil candidatos participam do concurso, que disponibiliza 1.100 vagas. O cargo com maior concorrência é o de Auxiliar Atendente e Regulação SAMU, com 2.307 inscritos para 15 vagas, ou seja, 153,80 candidatos por vaga. Outro cargo bastante concorrido é o de Técnico em Radiologia, com 1.069 candidatos para 14 vagas, uma média de 76,36 candidatos por vaga.

Para os candidatos dos níveis médio e técnico, as provas serão no turno da manhã, a partir das 9h, e para os de nível superior, as provas serão aplicadas a partir das 14h30, com duração total de 3 (três) horas.

Por Felipe Caldas