terça-feira, 27 de abril de 2010

FESTIVAL DE CASSAÇÃO; Outro cassado: Prefeito de Gurjão também leva canetada de juiz e tem que se afastar do cargo

JUSTIÇA: 27/04/2010 - O dia 26 de abril pode ser considerado, a partir de hoje, terça (27), como o dia estadual da cassação. Depois de Marcos Odilon, de Santa Rita, e Bolão, de Lucena, foi a vez do prefeito de Gurjão, José Martinho Cândido, ser cassado por denúncias de irregularidades nas eleições de 2008.

A decisão foi assinada hoje pelo juiz Antônio Gonçalves Ribeiro, da 22ª Zona Eleitoral. Ele acatou ação em que o prefeito eleito, candidato da situação, foi acusado de ter se beneficiado com ações administrativas do ex-prefeito.

A defesa do prefeito vai recorrer ao TRE pedindo liminar para ele se manter no cargo até julgamento do mérito.

NA MESMA HORA

Festival de cassações: Marcos Odilon também é cassado por juíza de Santa Rita; Quinto diz que na Paraíba "é melhor ser segundo colocado"

A mesma juíza que cassou o mandato do prefeito de Lucena, Bolão, também determinou o afastamento do prefeito de Santa Rita, Marcos Odilon (PMDB). Angela Coelho Sales, da 2ª Zona de Santa Rita, acatou ação de impugnação de mandato eletivo que acusava Odilon de irregularidades na campanha eleitoral de 2008.


O processo, no entanto, corre em segredo de Justiça. Ela determinou a cassação do vice-prefeito, Gilvandro.

O deputado estadual Quinto de Santa Rita (PMDB), filho do prefeito, criticou o festival de cassações de prefeitos na Paraíba. "Agora virou festa e o melhor é ser segundo colocado", disse.


Juíza cassa mandato de prefeito por abuso do poder econômico e decreta novas eleições em Lucena

A juíza Ângela Coelho de Sales, da 2ª Zona Eleitoral em Santa Rita, assinou sentença cassando o mandato do prefeito de Lucena, Antônio Mendonça Monteiro Júnior, mais conhecido como "Bolão", por abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio nas eleições de 2008.

A juíza acatou ação movida pela coligação adversária, Lucena de Verdade, e determinou a realização de novas eleições no município.

O prefeito, que foi reeleito, é acusado de usar indevidamente programa social da prefeitura nas eleições.

A ação foi assinada pelo escritório do advogado Cecílio Ramalho.

Luís Tôrres