sexta-feira, 10 de março de 2017

Transposição: Couto elogia coragem de Lula e estranha omissão da bancada da PB

Na última quinta-feira (09), um dia depois das águas da Transposição do Rio São Francisco chegarem ao município de Monteiro, na Paraíba, o deputado federal Luiz Couto (PT-PB) fez pronunciamento na Câmara dos Deputados reconhecendo a coragem e determinação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de iniciar a obra que foi continuada e quase concluída pela sucessora, Dilma Rousseff (PT) que teria finalizado o empreendimento, não fosse o Golpe que lhe tirou o mandato. O parlamentar, contudo, também registrou sua estranheza com o fato de a bancada federal paraibana não ter acatado sua sugestão de incluir entre as emendas impositivas, uma que garantisse segurança hídrica ao Estado da Paraíba

"A estiagem é um fenômeno climático previsível e que traz sofrimento, dor e morte para o povo nordestino. A seca é uma questão política que serve para amplos discursos e também omissões. Um exemplo foi quando no Orçamento, para este ano, a bancada da Paraíba tinha o direito de apresentar duas emendas impositivas, mas quando eu sugeri que uma delas poderia ser para a questão da água na Paraíba, o coordenador da bancada disse que não havia projeto para que isso acontecesse. S.Exa. mentiu, pois o secretário de recursos hídricos da Paraíba, João Azevedo, tinha um projeto pronto para levar a água para toda região no Curimatau paraibano", relatou Luiz Couto.

Segundo ele, o socorro à seca veio se materializar, em 2004, quando no coração de Lula surgiu a decisão de transformar um sonho em realidade: "A coragem de Lula se transformou em esperança para um povo sofrido que só tinha a promessa. Com isso, a Transposição das Aguas do Rio São Francisco deu ao povo nordestino um novo rumo de vida", lembrou o deputado paraibano.


Couto ainda criticou o desvirtuamento do projeto pelo Governo golpista de Michel Temer. "Anda-se falando que Temer levará agua ao povo paraibano. Quanta mentira está sendo apregoada àquele povo! Todos nós sabemos e quero deixar claro que a Transposição das Águas do Rio São Francisco foi planejada há muitos anos atrás e foi no Governo petista de Lula e Dilma que este sonho se tornou realidade. Se Dilma não tivesse cassada a água teria chegado no final de 2016. Para tanto, quero repudiar toda a mentira e enganação que estão sendo apregoadas pelo Governo usurpador de Michel Temer. Ele quer fazer festa com chapéu alheio. E não é só ele não. Há muitos deputados da Paraíba que eram contra isso, que diziam que não iria acontecer, que havia superfaturamento, foram até lá para dizer que ali não estava acontecendo nada. Se verdadeiramente ele quiser aparecer e fazer o bem para o Brasil, peça para sair. Ele só traz maldade, só traz crueldade para o povo brasileiro. O único rumo certo a se tomar, neste momento, é retirar do Poder quem só quer esmagar o povo Brasileiro e colocar o Brasil num abismo sem fim", concluiu o deputado.


Ascom do Dep. Luiz Couto