sexta-feira, 3 de março de 2017

IFPB firma parceria com Prefeitura de Cajazeiras em campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Em novembro do ano passado o governo Federal fez o lançamento oficial da campanha nacional de combate ao Aedes Aegypti, que promove ações para lembrar que toda sexta-feira é dia de eliminar focos do mosquito. O intuito é a sociedade, as empresas, as famílias e as escolas, para diminuir a incidência das doenças causadas pelo mosquito. Essas ações vêm sendo realizadas também dentro do IFPB Campus/Cajazeiras, através de parceria do seu Núcleo de Apoio aos Serviços Médicos Odontológicos (NASMO) com a Secretaria de Saúde Municipal de Cajazeiras, que tem à frente a médica Dra. Paula Francinete.
Na última sexta-feira (24) de fevereiro, uma equipe de Técnicos da Vigilância em Saúde, formada pelos Agentes de Combate a Endemias Hênio Rocha, Geilson Rolim, Geisiane Motta, Jessica Araújo e Cícero Vanderley, esteve no Campus/Cajazeiras observando as instalações e visitando as salas de aula juntamente com o servidor Kleber Afonso de Carvalho, membro do NASMO e responsável pela campanha no campus. Na oportunidade, os alunos foram convidados a serem aliados no combate ao mosquito.
“Nossa proposta é que de acordo com a campanha nacional seja realizado dentro do IFPB um trabalho de conscientização com servidores técnicos administrativos, professores, alunos e visitantes através da colocação de banners e distribuição de folhetos, além de visita as salas de aula. E que toda sexta-feira seja realizado um trabalho de limpeza e vistoria supervisionado pelos servidores do NASMO em todas as salas, banheiros, lajes, piscinas, carros, ônibus, ar condicionados, calhas, caixas d’água e no entorno do IFPB, ou seja, qualquer lugar onde possa ocorrer infestação do mosquito”, contou Kleber.
O Bairro Jardim Oásis, onde está situado o Campus/Cajazeiras, ocupa a sexta posição entre aqueles que têm o maior índice de infestação do Aedes Aegypti no Município de Cajazeiras. Daí a necessidade de manter a vigilância. Ainda segundo Kleber, está prevista para o próximo mês uma ação em que um grupo de alunos irá visitar algumas residências junto com a equipe de Técnicos de Vigilância em Saúde para conhecer de perto o trabalho dos agentes ajudarem no combate e prevenção ao mosquito fora dos muros do instituto.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras disponibiliza um número de telefone através do qual, as pessoas podem ligar, ou enviar mensagens para denunciar a existência de focos do mosquito e solicitar a visita dos agentes da prefeitura. O número é o (83) 9.9117-0341.

SECOM

Com informações do IFPB/Campus Cajazeiras